TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Dorneles

Por:   •  28/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 QUESTOES E RESPOSTAS UNIDADES 52:

2.1.1. Se um amigo abordasse uma ideia espetacular para montar um novo negócio e ganhar e ganhar muito dinheiro, convidando você para sócio, qual seria sua atitude? Supondo que você estivesse atrás de alguma ideia para um novo negócio, quais passos você adotaria para chegar a uma decisão final?

Eu buscaria analisar o projeto e avaliar os riscos. A criação de um novo negócio é um empreendimento complexo que exige uma série de passos cuidadosos para tomar uma decisão final sólida. Aqui estão os passos que eu adotaria para chegar a uma decisão final:

Identificação de oportunidades: Pesquisar tendências de mercado, necessidades não atendidas ou problemas que precisam ser resolvidos. Avaliar suas próprias paixões, habilidades e interesses para encontrar uma área que você realmente se interesse em trabalhar.

Análise de mercado: Realizar uma análise de mercado para entender a concorrência, o tamanho do mercado e as oportunidades existentes. Identificar seu público-alvo e entender suas necessidades e preferências.

Definição do modelo de negócios: Escolher um modelo de negócios adequado, como e-commerce, serviço de assinatura, franquia, consultoria, etc. Desenvolver uma proposta de valor única que diferencie seu negócio no mercado.

Plano de negócios: Criar um plano de negócios detalhado que inclua a estratégia de marketing, projeções financeiras, estrutura organizacional e estratégia de crescimento. Determinar as fontes de financiamento necessárias para iniciar o negócio.

Pesquisa de viabilidade: Avaliar a viabilidade financeira do negócio, considerando os custos iniciais e as projeções de receita. Realizar uma análise de risco para identificar possíveis obstáculos e estratégias para mitigá-los.

Desenvolvimento de um plano de execução: Criar um plano de ação detalhado para lançar e operar o negócio. Definir metas e marcos para medir o progresso.

Teste do conceito: Realizar testes de mercado, prototipagem ou pilotos para validar o conceito do negócio. Coletar feedback de clientes potenciais.

Registro legal e regulatório: Garantir que seu negócio cumpra todas as regulamentações e obtenha as licenças e autorizações necessárias.

Financiamento: Identificar fontes de financiamento, como investidores, empréstimos bancários, capital próprio. Preparar materiais de apresentação para atrair investidores, se aplicável.

Lançamento e escala: Implementar o plano de execução e lançar o negócio. Monitorar o desempenho e ajustar estratégias conforme necessário para alcançar o crescimento.

Avaliação contínua: Monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo. Estar disposto a fazer ajustes e melhorias com base no feedback dos clientes e nas mudanças no mercado.

Tomada de decisão final: Com base nas informações e na análise acumuladas ao longo do processo, tomar a decisão final de seguir em frente com o negócio ou abandonar a ideia se não for viável.

Lembrando que a jornada empreendedora pode ser desafiadora e envolve riscos. É importante estar preparado para adaptar-se a mudanças e aprender com os obstáculos ao longo do caminho. Além disso, buscar orientação de mentores e especialistas na área de negócios pode ser valioso durante todo o processo.

2.1.2. Você conhece algum de exemplo de ideia inovadora que não se tornou boa oportunidade de negócio? Por que você acredita que isso tenha ocorrido?

Como não conheço ideias inovadoras que não deram certo, pesquisei na internet e achei alguns exemplos de empresa. Apesar de serem criativas e promissoras, não se transformaram em boas oportunidades de negócio. Vou mencionar alguns exemplos e explicar por que acredito que eles não tiveram sucesso:

Segway (PTV - Personal Transporter Vehicle): O Segway, um veículo de transporte pessoal de duas rodas, foi lançado com grande entusiasmo e expectativas de revolucionar a mobilidade urbana. No entanto, ele não se tornou uma oportunidade de negócio amplamente bem-sucedida. Isso aconteceu devido a várias razões, incluindo o alto preço, a falta de infraestrutura adequada nas cidades para acomodar esse tipo de veículo e preocupações com a segurança.

Google Glass: Os óculos inteligentes Google Glass tinham a intenção de ser uma inovação revolucionária na computação vestível. No entanto, eles enfrentaram resistência em relação à privacidade, já que as pessoas se sentiam desconfortáveis com a ideia de alguém gravando ou fotografando constantemente com a câmera embutida. Além disso, o alto preço e a falta de casos de uso claros limitaram seu apelo.

Pets.com: Na era da bolha das empresas ponto com (dot-com), a Pets.com era uma loja online voltada para produtos para animais de estimação. A empresa gastou enormes quantidades de dinheiro em publicidade, incluindo um famoso mascote no Super Bowl. No entanto, a empresa não conseguiu lidar com os desafios operacionais, como margens de lucro apertadas e custos de entrega, e rapidamente faliu.

Juicero: A Juicero era uma empresa que desenvolveu uma máquina de fazer suco de alta tecnologia que era acompanhada por pacotes de suco pré-embalados. O problema era que os pacotes de suco podiam ser espremidos à mão com facilidade, tornando a máquina cara e desnecessária. Isso levou a críticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com