TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Estratégica

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 12

Elaine Lina Gonçalves dos Santos

Turma: GFCA 47

Trabalho de Estratégia

O aluno deve investigar a prontidão da gestão estratégica e desempenho empresarial na empresa em que trabalha atualmente. Conversar com os pares e superiores como a gestão estratégica e desempenho empresarial ocorrem na empresa.

As questões devem ser respondidas e atender os aspectos de: o que, como, onde, por que, para que, quem, quando, quanto custo – recursos financeiros, e (ou) físicos e (ou) intelectual. Logicamente alguns aspectos podem não ser pertinentes na resposta, mas a tentativa de responder os aspectos proporcionará a completude da resposta – ampla e precisa.

Breve histórica da empresa: Idade, setor, surgimento, etc.

Destacar e agradecer os executivos que colaboraram ou participaram no entendimento das questões.

O Sr. Dalton Verzani, fundador do Grupo Verzani & Sandrini começou a escrever com as próprias mãos em 1967. Nos anos e décadas que se seguiram, sua iniciativa se consolidou com a constante e impressionante evolução do número de colaboradores e de clientes. Nesses 52 anos o Grupo Verzani & Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composta atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking e Veman a Companhia atua em todo o Brasil, conta com mais de 34 mil colaboradores .

  1. Como se encontra o entendimento da estratégia nos diversos níveis da organização – senso de propósito, participação, comunicação e aprendizagem da estratégia na empresa?

Um dos aspectos mais essenciais sobre a Verzani & Sandrini é o fato de que estamos sempre batalhando para integrar tradição e inovação. Somos verdadeiros especialistas e temos profundo conhecimento dos segmentos em que atuamos, mas isso não faz com que fiquemos parados. Pelo contrário: queremos ir cada vez mais longe e queremos ser cada vez melhores. Nossa missão é a de sempre apresentar novidades exclusivas para esses setores” “A nossa estrutura organizacional, como um todo, conta com alguns dos melhores profissionais do mercado em cada área de atuação. São esses especialistas que têm nos ajudado a tomar decisões estratégicas amplamente positivas. Muitas das quais, vale dizer, produzem resultado direto em nossos contratos e clientes, que são beneficiados por soluções mais eficazes e mais custo/efetivas”

Temos como objetivo garantir a excelência na prestação de serviços a partir de soluções customizadas. Para atingir esse objetivo, o Grupo VS desenvolve projetos estratégicos e exclusivos de acordo com as necessidades de cada cliente.  

Trabalhamos para a qualidade dos procedimentos, a capacitação profissional constante e o uso do que há de mais moderno em termos de tecnologia e sustentabilidade são os alicerces do trabalho oferecido pelo Grupo VS.

  1. Qual é a capacidade da empresa em identificar as oportunidades no ambiente externo – tendências, mercado, concorrentes, clientes etc.?

Temos profissionais capacitados para a identificação de oportunidades externas, que fazem diariamente analise de mercado em clientes inclusive em concorrentes, diversas pesquisas de mercado, o ultimo investimento foi em uma consultoria especializada em analise das tendências e o que o concorrente tem e busca e o que podemos melhor para se manter no mercado  como uma das maiores e melhores empresas do mercado nesse ramo.

  1. Como a empresa utiliza as tecnologias digitais no seu negócio – transformar a relação com o cliente, reescrever processos de negócios e gerar novos modelos de negócios?

Para garantir que suas soluções tenham sempre um excelente custo/ benefício, o Grupo Verzani & Sandrini implementou, há alguns anos, o seu setor de Planejamento & Desenvolvimento, o departamento engloba duas áreas de atuações distintas, mas que trabalham de maneira conjunta em busca de um mesmo resultado: a evolução contínua do desempenho operacional da Companhia. A missão não poderia ser mais minuciosa. Para alcançá-la, a equipe de planejamento se dedica a estudar cada cliente com o objetivo de conceber projetos customizados de acordo com as reais necessidades identificadas; por sua vez, cabe ao time de desenvolvimento avaliar uma a uma das etapas da operação de forma a reconhecer e solucionar possíveis vulnerabilidades. Em ambos os casos, os esforços se traduzem em maior qualidade e produtividade. Foi o que aconteceu, por exemplo, com uma importante rede hospitalar atendida pelo Grupo VS. Foi Elaborado um projeto completo de melhoria produtiva para a nossa operação. Através do implemento de equipamentos compactos de lavação de pisos, bem como de procedimentos de limpeza com pulverizadores e readequação de produtos químicos, reduzimos em 40% o tempo despendido na limpeza terminal de quartos hospitalares e de sanitários.

Tecnologia: “A aplicação de etiquetas QR Code em todos os nossos equipamentos e a central online de monitoramento são exemplos de inovações que melhoraram os resultados de performance e eliminaram o retrabalho das atividades”.

A empresa trabalha para a implementação de projetos full service – que oferecem importantes vantagens aos clientes da Companhia. “Conseguimos otimizar processos e recursos a partir da sinergia entre as unidades de negócio do Grupo VS. Para isso, o P&D gerencia o compartilhamento de propostas nos nossos diferentes segmentos de atuação (Limpeza, Segurança Patrimonial e Eletrônica, Manutenção e Estacionamento) e desenvolve projetos otimizados e personalizados para cada cliente, sempre promovendo inovação e aplicando tecnologia de ponta em todos os contratos”,

Temos produzido veículos institucionais, em versões impressas e digitalizadas, para nos mantermos sempre próximos de todos os nossos públicos, internos e externos. Com a evolução das mídias digitais, compreendemos a importância de consolidar a nossa marca também no universo online e, por isso, fortalecemos a nossa presença também com o sucesso crescente de suas contas no Facebook e LinkedIn, Grupo VS fortalece comunicação e expande sua marca. Nestes canais, que contam com uma equipe própria para monitorá-los e respondê-los.

  1. Qual é a habilidade da empresa em formular estratégias baseada nos seus recursos, capacidades e competências internas?

Lançada em janeiro de 2015, a Universidade Corporativa Verzani & Sandrini (UCVS) representa a consolidação de um dos mais profundos valores da Companhia: a convicção de que o aprendizado contínuo é a base para a longevidade dos negócios. Não à toa, desde a implantação desta iniciativa, o Grupo VS passou a formar cerca de dois mil líderes por ano em seus programas internos de capacitação. Além disso, em 2017, 80 mil horas de treinamento foram aplicadas simultaneamente aos mais de 34 mil colaboradores da Companhia por essas mesmas lideranças – que, depois de formadas pela UCVS, atuam como multiplicadoras de conhecimento em seus próprios contratos. Tais números evidenciam o esforço da Companhia em fomentar o desenvolvimento de seus profissionais. Uma estratégia iniciada há quase uma década, com a realização da primeira edição do Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), e que culminou na estruturação de um arrojado plano de educação continuada. “Ao longo dos últimos anos, conseguimos instalar a cultura de treinamento na rotina dos nossos colaboradores e temos transformado nossas lideranças nos principais agentes multiplicadores de conhecimento. Consequentemente, a UCVS tem trazido resultados cada vez mais notórios na qualidade do serviço prestado ao cliente. Tudo que investimos em capacitação acaba se convertendo em excelência operacional”. Composta por diversas Escolas – que privilegiam as competências esperadas de cada profissional de acordo com sua área de atuação, cargo e possibilidades de ascensão, a iniciativa tem favorecido a retenção de talentos e aumentado os níveis de engajamento das equipes com os valores e princípios da Companhia. “O Grupo VS investe nas pessoas e, justamente por isso, oferecer um plano de carreira sólido a nossos colaboradores é o grande desejo de todo o Departamento de Recursos Humanos. Já temos, aliás, diversos exemplos de profissionais que entraram na Companhia em cargos operacionais e, hoje, ocupam postos de liderança”. Foi implantando uma plataforma digital de Ensino a Distância (EAD), com isso, poderemos promover educação e conhecimento em tempo real e com alcance ainda maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com