TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho contabilidade

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

CURSO: COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

ANÁPOLIS-GO

www.modernaeducacional.com

(62)3943-2769

MANUAL DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

ANÁPOLIS/GO

2013


APRESENTAÇÃO

Prezado aluno,

Os Estágios constituem parte integrante do ensino proporcionado pelo Curso de Complementação Pedagógica Em Pedagogia.

A carga horária total (360h) abrange atividades de observação, semirregência e regência.

Este Manual de Estágio Curricular Obrigatório tem por objetivo contendo apresentar a você documentos para instrução e registros, quais sejam:

  • Prática de Ensino - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I;

Ementa: Introdução à supervisão da prática profissional. Discussão sobre a regulamentação do estágio curricular. Processo de supervisão. Orientações e acompanhamento dos estágios – proposta pedagógica – estágio de observação participante. Reflexões sobre os trabalhos dos estagiários e identificação de estratégias e objetivos da intervenção no estágio. Reflexões sobre a ética profissional em relação aos usuários, à prática profissional e às instituições. Recomendações sobre a elaboração dos relatórios de estágio, diário de campo. Interatividade com instituições e supervisores institucionais.

  • Prática de Ensino - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II.

Ementa: Implementação do projeto de intervenção elaborado ou atualização de um projeto já existente no serviço social durante o estágio I. Elaboração de relatório das atividades práticas desenvolvidas. Elaboração do relatório final de estágio.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire


  1. Prática de Ensino - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I

Este estágio tem como objetivos: proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem; dos programas de ensino; a observação e participação em atividades pedagógicas junto a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; a prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Deverão ser cumpridas 180 horas.

1. FASES DO ESTÁGIO

1.1 Fase da Observação 50 horas

Nessa fase o aluno-estagiário deverá conhecer a estrutura da escola, acompanhar as diversas atividades realizadas no ambiente escolar e observar aulas.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno estagiário estão:

  1. Escolha da Escola Campo. As escolas serão definidas juntamente com as professoras orientadoras; (2 horas)
  2. Visita à Escola Campo - De preferência com a professora supervisora para firmar o convênio de estágio (levar a carta de apresentação e o termo de aceite em anexo); (2 horas)
  3. Reconhecimento da Escola Campo, observando: (10 horas)
  1. Estrutura física da escola: condições gerais do prédio, condões das salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, cozinha, biblioteca, pátio, banheiros, bebedouros, laboratório de informática, etc.;
  2. Recursos didático/pedagógico: condições de uso da biblioteca, quantidade e qualidade dos livros, revistas, jornais, vídeo, televisão, aparelhos de som, retroprojetor, data-show, mapas, livros diticos etc.;
  1. Recursos humanos - serviços gerais: pessoal de limpeza, merendeiras, segurança, porteiros; administração: diretor(a), secretário(a), coordenador(a) pedagógico(a); docentes: formação/titulação; discentes: número ele alunos, faixa etária, condição socioeconômica.
  1. Análise do Projeto Político Pedagógico da Escola: (10 horas)
  2. Observação das aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em diversas turmas: (5 horas)
  3. Elaboração da História da escola: análise da documentação, entrevistas etc.: (5 horas)
  4. Reflexão sobre a docência no Ensino Fundamental I (EFI) através de participação em palestras e/ou leitura e síntese de textos sobre o EFI. (10 horas)
  5. Produção de um texto crítico-reflexivo sobre o estágio supervisionado; (6 horas) Tema: A importância do Estágio Supervisionado para o futuro profissional do professor. 

 Preenchimento das fichas referente a esta fase do esgio com as atividades executadas na escola campo. Estas fichas deverão ser assinadas pelo(a) professor(a) regente ou por autoridade da escola campo, contendo o carimbo da escola, a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (346.5 Kb)   docx (546.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com