TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso Parte

Por:   •  5/3/2019  •  Monografia  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São Paulo

2018


[pic 6]

[pic 7]

Análise e estrutura das demonstrações financeiras e sua importância para as empresas

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Universidade Anhanguera de São Paulo

Orientador


São Paulo

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE        7

4.2 AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS        8

4.2.1 Balanço Patrimonial        8

4.2.2 Demonstração do Resultado do Exercício        9

4.2.3 Demonstração do Fluxo de Caixa        9

4.2.4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido e Demonstração do Valor Adicionado        10

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Muitos gestores de grandes e pequenas empresas encontram dificuldades de tomarem decisões, pois não conseguem entender algumas informações que num contexto geral deveriam ser passadas a todas as pessoas envolvidas.

A análise das demonstrações é muito importante para as empresas, com esse estudo pode ter a direção do que pode ou não ser feito para se ter grandes rendimentos.

As empresas enfrentam diversos problemas devido a sua má administração e essa pesquisa ajudará a desenvolver modos de se obter conhecimento se aprofundando em cada uma das demonstrações.

Será ressaltada a análise das demonstrações contábeis e sua importância para tomada de decisão das empresas. Abordando as demonstrações e analisando cada uma delas para que se tenha entendimento de suas informações para que no momento correto possa tomar a melhor decisão.

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância de elaborar e analisar as demonstrações financeiras dentro das empresas para com isso conseguirem obter crescimento no mercado?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar as demonstrações mostrando como ser feita para que todo gestor consiga compreender a sua importância dentro da empresa.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar os problemas mais encontrados nas empresas por falta de conhecimento da estrutura das demonstrações.
  • Descrever e analisar as demonstrações financeiras.
  • Determinar de modo objetivo como poderá ajudar as empresas em seu crescimento.

3 JUSTIFICATIVA

A importância dessa pesquisa está em mostrar que a elaboração e análise das demonstrações financeiras nas empresas auxiliam em seu planejamento ajudando a se manter e sobreviver.

É relevante, pois nos dias atuais nos deparamos com muitas empresas fechando e saindo do mercado, popularmente falado quebrando, isso pode ocorrer por diversos fatores, um deles por falta de planejamento e conhecimento em informações importantes da empresa.  

Esta pesquisa tende a mostrar e ajudar as empresas no seu crescimento. Cada assunto abordado será de grande importância financeira. Ao demonstrar como deve ser feita e como analisar as demonstrações os envolvidos entenderão o quanto é importante ter informações para ajudar na gestão e assim ter bons resultados sendo em pequenas e grandes decisões.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe há muitos anos, mesmo na época em que o homem mal sabia ler e escrever corretamente. Após começarem a aglomerar riquezas como alimentos na época se viram na necessidade de contar seus bens e então começaram a desenvolver modos para não sofrerem prejuízos.  

Com o passar dos anos as coisas foram mudando e a tecnologia chegando assim houve grandes avanços e as estruturas foram ajudando cada vez mais analisar e projetar as necessidades mais encontradas para quem tinha riquezas.

Iudícibus (2015, p. 03) destacou duas abordagens distintas em relação ao objetivo da contabilidade.

O objetivo da Contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastro de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuários

Iudícibus (2015) enfatiza que frequentemente a mais usada é que cada informação deve ser passada diferenciando cada usuário, não sendo um conjunto totalmente igual para cada situação. Para isso deve se identificar e analisar cada situação para que as informações passadas não sejam usadas incorretamente.

De acordo com Ribeiro (2013, p. 05) “o campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas’’

Essas entidades podem ser pessoas ou grandes empresas a procura de soluções para diversos problemas relacionados aos seus patrimônios.

Segundo Cruz, Andrich e Mugnani (2012, p. 28):

A Contabilidade surgiu e desenvolveu-se ao longo dos séculos muito mais para atender a necessidade das organizações de administrar seus ativos de forma eficiente do que propriamente pelo interesse estatal na sua aplicação como ferramenta de controle fiscal.

Contudo Richard Barker (2012, p. 14) declarou:

Como uma sociedade, nós nos preocupamos com a riqueza, incluindo se ela está aumentando ou diminuindo e se está sendo distribuída de forma equitativa. Para monitora-la precisamos de um sistema de medição. Contabilidade é esse sistema. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (218.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com