TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Microeconomia Part 7 A 11

Trabalho Universitário: Trabalho De Microeconomia Part 7 A 11. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  4.584 Palavras (19 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 19

Capítulo 7

Respostas das Questões para Revisão

1. Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

R: Um mercado concorrencial é aquele em que há um grande número de firmas, cada uma delas sendo suficientemente pequena de modo que não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, não afeta o preço de equilíbrio. Em um mercado de competição perfeita, temos as seguintes características: 1) Produtos são homogêneos, de modo que o consumidor não consegue diferenciar o produto das firmas, 2) Livre entrada de firmas, 3) Informação Perfeita: Não há informação privada, todas as informações relevantes sobre lucros, preços, etc. são conhecidas pelos participantes do mercado.

Neste mercado, a regra do empresário para maximizar o lucro é tomar o preço como um dado e produzir até igualar o preço a seu custo marginal.

2. O que é lucro normal? E lucro extraordinário?

R: O lucro normal representa o custo de oportunidade da capital empregado na emprega, ou seja, quanto seria ganho em outra atividade ou aplicação alternativa. Lucro econômico ou extraordinário (ou ainda lucro extra) é o que empresa aufere, acima do lucro normal. Isto é, a diferença entre a receita total e o custo total, incluindo-se o lucro normal como um custo implícito (não desembolsado efetivamente pela empresa).

3. Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

R: No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P=CMg do caso de concorrência.

No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente de pensamento. Segundo a Teoria Marginalista, novamente a firma visa a maximização de lucros, sendo que agora a demanda que a firma se depara depende do seu impacto no mercado e da concorrência com as demais firmas. Segundo a Teoria da Organização industrial, o objetivo da firma seria maximizar o mark-up, que seria dado pela seguinte equação:

Mark-up= Receita de vendas – Custos diretos ( ou variáveis)

O preço cobrado pela empresa, no modelo de mark-up, é calculado da seguinte forma:

onde p = preço do produto

m = taxa de mark-up

C = custo unitário direto (equivalente ao custo variável médio)

4. O que vem a ser monopólio bilateral?

R: Um Monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

5. Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?

R: As estruturas do mercado de fatores são:

1) Concorrência perfeita: Um grande número de firmas atomísticas oferta os fatores ao preço de mercado.

2) Monopsônio: Uma única firma é a compradora do insumo produzido por diversas firmas.

3) Oligopsônio: Poucas firmas são compradoras do insumo produzido por diversas firmas.

Monopólio Bilateral: ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

Capítulo 8

Respostas das Questões para Revisão

1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.

2. Sintetize os objetivos de política econômica

R: Os objetivos da política econômica são:

a) alto nível de emprego;

b) Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;

c) Distribuição Eqüitativa de Renda;

d) Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.

3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda( Você concorda( Justifique sua resposta.

R: A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.

4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”

R: A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda está calcada na idéia de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, conseqüentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre seria menor. Este pressuposto não é necessariamente verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com