TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Direito Economia I- M/N Trabalho Dirigido- Teórico – Parte I

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

Curso de Direito- Economia I- M/N

Trabalho Dirigido- Teórico – Parte I

Profa. Tania Cristina Teixeira

Data: 15-03-2018

Valor: 05 pontos

GRUPO: Ana Carolina Menezes

                 Bruna Miranda

                 Giulia Guimarães

                 Juliana Feres

____________________________________________________________

  1. Conceitue:
  1. Valor de Uso; Valor de Troca;

     Valor de uso diz respeito às características físicas do bem que vão atender às necessidades humanas, ou seja, sua utilidade. A água é um exemplo de bem com elevado valor de uso, pois é essencial para a manutenção da vida humana.

     Já o valor de troca refere-se à capacidade que a mercadoria possui de ser trocada por uma quantidade de outras mercadorias. Trata-se de seu poder de compra.

  1. Valor - utilidade, valor - trabalho;

     Segundo a teoria do valor-utilidade, o valor de um determinado produto seria baseado no nível de necessidade (entendendo-se necessidade como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo) e satisfação que eles proporcionariam aos consumidores. Assim, o preço de uma mercadoria seria determinado pela demanda do consumidor. Nesta teoria, a distinção entre valor de uso e valor de troca não tem sentido, visto que os preços relativos são determinados a partir de uma concepção subjetiva do valor. 

     Já a teoria do valor-trabalho determina que o preço de uma mercadoria reflete a quantidade de tempo de trabalho nela colocado e o custo de mão de obra incorporados à ela. O preço de um produto, portanto, se estabeleceria pela oferta.  

  1. Necessidades vitais;

     Necessidades vitais são aquelas indispensáveis para a vida do ser humano, como por exemplo a necessidade de beber água e de se alimentar.

  1. Necessidades Societárias;

     Necessidades societárias são aquelas pertencentes a um determinado grupo de sócios associados de uma empresa, ou seja, as necessidades de um grupo como um todo, como por exemplo as necessidades de estabilidade, integração e produção eficientes.

  1. Bens intermediários e bens de consumo duráveis e não duráveis.

     Bens intermediários são aqueles que são utilizados na produção de outros bens e que são totalmente consumidos no processo produtivo, como a matéria prima, por exemplo. Os bens de consumo são diretamente destinados ao atendimento das necessidades humanas.

     Os duráveis são aqueles que são utilizados várias vezes em um período de tempo relativamente longo, como é o caso de geladeiras e automóveis. Já os bens de consumo não duráveis são aqueles que possuem curta duração, como é o caso de alimentos e produtos de limpeza.

2-Apresente o fluxo de distribuição do produto e da renda em uma economia de mercado capitalista. Ressalte o papel das empresas e das famílias.

No mercado capitalista os agentes econômicos são as famílias e as empresas.Os preços dos bens ou dos fatores de produção são determinados nos mercados pelas forças atuantes da oferta e da demanda, tanto dos consumidores como das empresas.

     As remunerações pagas pelas empresas criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo das mercadorias produzidas pelas empresas. As famílias, após escolherem os bens desejados, dirigem-se ao mercado com suas rendas a fim de comprar os bens e maximizar suas satisfações; do outro lado, os produtores ofertam os bens no mercado, considerando seus custos de produção, a fim de maximizar seu lucro total. As unidades produtoras entregam os bens e serviços às famílias mediante o pagamento adequado. Desde que a quantidade ofertada de um bem seja diferente da quantidade demandada, o preço flutuará até que a igualdade se estabeleça, determinando uma quantidade e um preço de equilíbrio que deixarão satisfeitos consumidores e produtores. O mesmo acontecerá no mercado de fatores de produção: o salário de equilíbrio será estabelecido quando a força de trabalho a ser empregada for igual à ofertada pela coletividade.

Portanto, podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção.


O primeiro fluxo é conhecido como o Fluxo Real. Ele representa o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas e o envio dos bens e serviços das empresas para as famílias.

[pic 1]

O segundo fluxo é o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das empresas para as famílias, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos por elas.


[pic 2]

     O fluxo circular de renda, portanto, é a combinação desses dois fluxos. Ele mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras) e também um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc) entre estas mesmas unidades. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país.

[pic 3]

3-Qual foi a contribuição teórica de Adam Smith e de David Ricardo para a criação da Escola Econômica Clássica?

    Adam Smith foi o precursor do liberalismo econômico, defendendo o mercado como regulador da economia e a não intervenção do Estado na mesma. Assim como os fisiocratas, defendia a autuação da "Ordem Natural". Contudo, afirmava que ela não era espontânea (diferentemente da Escola Fisiocrata), mas que era um fim a ser alcançado. Ele acreditava em uma perspectiva evolucionista da economia e dizia que a busca dos homens pelo lucro (instinto implantado no homem por Deus ou pela natureza) promoveria o bem-estar de toda a comunidade. Valorizava o trabalho humano, ao contrário da Escola Fisiocrata,  considerando-o a causa da riqueza das nações e defendendo que a divisão do trabalho seria um fator decisivo para o aumento da produtividade e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (344.3 Kb)   docx (807 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com