TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contabilidade

Por:   •  19/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.821 Palavras (24 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Introdução

O relato por segmentos é, a nível internacional, obrigatório para as entidades com valores mobiliários negociados em bolsas de valores e para as que se preparam para o processo de admissão dos seus valores mobiliários à negociação em bolsas.

O relato financeiro por segmentos deve, quando necessário, estar compreendido em conjuntos completos de demonstrações financeiras preparadas em conformidade com a Diretriz Contabilística - Objetivos das Demonstrações Financeiras e Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites.

Conceitos de Segmento

Um segmento é uma atividade ou grupo de atividades distinguíveis de uma entidade relativamente às quais é apropriado relatar informação financeira separada, com a finalidade de avaliar o desempenho passado da entidade para atingir os seus objetivos, e tomar decisões acerca da futura alocação de recursos.

Assim a obtenção de informação financeira por segmentos assume-se como muito relevante em particular, para conhecer o potencial de geração de valor futuro das empresas, bem como o risco da sua continuidade.

Operar em mercados de risco elevado (com instabilidade politica) ou em mercados de risco reduzido (países mais desenvolvidos) conduz a diferentes expectativas em termos de resultados futuros. Fornecer produtos ou serviços que se encontrem no ciclo de vida de maturidade ou declínio é muito diferente de fornecer produtos na fase de lançamento ou crescimento. Vender tecnologia ou know-how, não tem os mesmos fatores de criação de valor de vender hortaliças ou mercearias, etc.

Tipos de segmento

Os segmentos das organizações podem ser classificados sob diferentes perspectivas.de acordo com seu âmbito de abrangência, podemos distinguir entre segmentos:

  • Externos, quando relatam informação económica e financeira das transações e da posição financeira com entidades internas à empresa, tais como mercados, canais de distribuição, clientes, regiões, países, fontes de abastecimento, etc.;
  • Internos, quando a referida informação reporta a elementos da própria empresa, tais como produtos ou famílias de produtos, projetos, centros de responsabilidade, unidades de negócios, etc.

Classificação dos segmentos (se atendermos às disposições da IAS no 14)

Relato por segmentos ao segmentos são classificados em:

  • De negócio – componente distinguível de uma entidade, destinada a proporcionar produtos ou serviços individualizado ou um grupo de produtos ou serviços relacionados sujeito a diferentes riscos e retorno. Os fatores que devem ser considerados para determinar quais os produtos e serviços que estejam relacionados incluem:
  1. A natureza dos produtos ou serviços. Exemplos, entre muitos outros:

- Numa seguradora: seguros vida vs. Seguros não vida;

-numa empresa tecnologias: vendas equipamentos vs. Vendas software;

-num grupo económico: venda produtos industriais vs. serviços de hotelaria;

-numa prestadora serviços: projetos consultoria vs. Apoio corrente;

b) A natureza dos processos produtivos. Exemplos:

-produção própria vs. Produção subcontratada;

- Moagem vs. panificação;

- Trituração vs. Aglomeração.

c) O tipo ou classe de clientes de produtos ou serviços. Exemplos;

-produtos hospitalares vs. produtos de farmácia;

-secção de talho vs. Secção de legumes e hortaliças.

d) Os métodos usados param distribuir os produtos ou fornecer os serviços como, por exemplo:

- Venda por grosso vs. vendas a retalho;

- Vendas diretas vs. vendas por comissionistas.

e) Natureza do enquadramento regulador, como, por exemplo, a banca, os seguros, serviços de utilidade pública, produtos farmacêuticos de venda livre (OTCs) vs. produtos com receita medica, etc..

  • Geográfico – componente distinguível de uma entidade, destinada a fornecer produtos ou serviços num espaço económico específico, sujeito a riscos e retornos diferentes. Os fatores que devem ser considerados na identificação de segmentos geográficos incluem:
  1. Semelhança de condições económicas e políticas como, por exemplo, a segmentação por pais;
  2. Relações entre unidade operacionais atuando em diferentes áreas geográficas como, por exemplo, a segmentação por áreas de responsabilidade;
  3. Proximidade de unidades operacionais, como por exemplo a segmentação por região ou zonas;
  4. Riscos especiais associados a unidades operacionais atuando numa determinada área, como por exemplo, a segmentação por regiões de acordo com o risco politicam;
  5. Regulamentação do controle de divisas como, por exemplo, a segmentação por pais de acordo com as restrições ou liberdades de transferência de divisas;
  6. Riscos subjacentes a moeda como por exemplo, a segmentação por regiões com redizída, media ou elevada taxa de inflação.

O que torna imprescindível a escolha do segmento ou segmentos a serem relatados em termos económicos e financeiros são, para além das habituais razoes estratégicas, oótipo de negócio da empresa, as regiões onde realiza os seus negócios, a sensibilidade e interesse dos gestores e a necessidade e interesse de informações pelos utilizadores.

Segundo a IAS no 14, o relato por segmentos ajuda os utentes das demonstrações financeiras a:

  1. Melhorar a compreensão do desempenho da entidade;
  2. Melhorar a avaliação dos riscos e dos retornos da entidade; e
  3. Ajuizar mais esclarecidamente sobre a entidade como um todo.

Relato por segmento- perspetiva Normativa

No âmbito da prestação de informação semestral, os emitentes de ações admitidos a negociação em mercado regulamentado devem apresentar, no anexo ao balanço e à demonstração dos resultados, um resumo da informação financeira por segmentos que contenha elementos sobre os réditos segmentos e os resultados segmentais para os segmentos de negócios ou para os segmentos geográficos, consoante aqueles segmentos que sejam considerados principais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (288.1 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com