TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  30/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Matriz de Trabalho (Bônus)

Elaborado por: Marton Guilherme Krause

Disciplina: Análise das Demonstrações contábeis

Turma: 2

Introdução

Analise da reunião do módulo 2 do dia 02/03, por meio desse trabalho, vou sintetizar o conteúdo abordado em aula e fazer uma abordagem sobre as discussões apresentadas em aula.

Desenvolvimento

A aula se inicia abordando o Balanço patrimonial, em suma ele é uma demonstração contábil utilizada como ferramenta para melhorar a gestão financeira de uma empresa, tendo como principal finalidade apresentar financeiramente a posição contábil da empresa. O balanço é dividido em duas partes, os ativos tais como bens e direitos e, os passivos tais como obrigações e exigibilidades e dentro do passivo há o patrimônio líquido, que é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo. Como o próprio nome já diz, essa demonstração tem que estar em um equilíbrio, um balanço, tanto o ativo e o passivo têm que ser iguais, isso decore devido as partidas dobradas, aonde para um debito existira um credito. No ativo temos divisões, como o: Ativo circulante; Ativo não circulante; Ativo realizável a longo prazo e Ativo permanente. Já no passivo, temos: Passivo circulante; Passivo não circulante e Patrimônio líquido e, para cada divisão possui subgrupos. O balanço vai fornecer todas as bases para calcular as taxas e retornos dos investidores, bem como permitindo avaliar a estrutura de capital da empresa. Vai permitir uma analisa mais sucinta da liquidez da empresa e da sua estrutura de capital. Permite uma fácil leitura e coesão da situação atual da empresa, podendo usar outros anos para comparação e, com isso permite saber as estratégias que a empresa está utilizando, seja a mudança de concentração em estoque e fornecedores para outras partes da empresa, ou a mudança de endividamento, concentrando mais o passivo em recursos de terceiros do que pessoais. A falta de controle financeiro é uma dificuldade enorme do empreendedorismo brasileiro, o balanço surge para facilitar o entendimento das condições de atuação da empresa, fornecendo maior contexto para a base da mesma, trazendo uma base informacional mais confiável para administrar a empresa. Contudo, como a professor aborda em aula, o balanço apresenta alguns problemas como no exemplo dos jogadores, por não tem um local apropriado para alocar a compra dos jogadores. O balanço é uma excelente ferramenta para usar como base, contudo, não pode ser a única, pois focando a visualização em apenas uma ferramenta de demonstração, traz um viés enorme para sua avaliação, você não consegue visualizar outros indicadores e índices que normalmente são obtidos utilizando outros dados. Por isso a necessidade de outras técnicas para aprimorar a base de dados de uma empresa.

E com isso partimos para a DRE – demonstração do resultado do exercício, ela é extremamente importante, pois mostra o que aconteceu para se obter o resultado do período, sendo de suma importância para todo analista. É um relatório contábil que mostra de forma evidente se as operações feitas pela empresa estão gerando prejuízo ou lucro, considerando um determinado período de tempo, o relatório é realizado anualmente assim como no balanço. Poder analisar a DRE, permite identificar informações que causam gastos na empresa, permitindo fazer uma gestão mais rentáveis, pois consegue utilizar mecanismos para diminuir os custos da operação do serviço/produto da empresa. O governo utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, e usa como comparação o lucro declarado na DRE com os lucros declarados pelos sócios no IRPF.  Na DRE teremos os dados de: Receita bruta de vendas; Imposto e deduções; Receita líquida; Custo de vendas;  Lucro bruto; Despesas; Outras receitas e despesas; Receitas e despesas financeiras; Lucro Operacional; IRPJ e CSLL e o resultado líquido do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (727 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com