TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sistemas Organizacionais

Por:   •  15/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.947 Palavras (16 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Carla Cristina Spolaor

Cibelli Teixeira Martini

Jennifher Duarte

Lilian de O. Marques

Trabalho de Sistemas Organizacionais

Curitiba

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Carla Cristina Spolaor

Cibelli Teixeira Martini

Jennifher Duarte

Lilian de O. Marques

Trabalho de Sistemas Organizacionais

Esta pesquisa apresenta o estudo de caso realizado na Administradora de Consórcios Embracon. Abordamos os principais processos, técnicas e sistemas utilizados pela administração da empresa, com a finalidade de entender como ocorreu o crescimento e também como a empresa se estrutura e organiza nos dias atuais.

Curitiba

2013

Sumário

1 INTRODUÇÃO5

2 METODOLOGIA6

3 HISTÓRIA DA EMPRESA7

  3.1 A Origem do consórcio7

  3.2 História do consórcio Embracon7

  3.3 A empresa atualmente8

  3.4 Missão10

  3.5 Visão10

  3.6 Valores10

4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL11

5 CARGOS E DEPARTAMENTOS............................................................................12

6 ORGANOGRAMA12

7 ANÁLISE DO CONTEXTO EXTERNO DA ORGANIZAÇÃO13

 7.1 Ambiente de tarefa13

  7.1.1 Clientes 13

  7.1.2 Concorrentes...................................................................................................14

  7.1.3 Agência reguladora 14

  7.1.4 Fornecedores 14

 7.2 Ambiente geral15

  7.2.1 Política15

  7.2.2 Econômica15

  7.2.3 Tecnológica 15

  7.2.4 Legal16

  7.2.5 Demográfica16

  7.2.6 Ecológica16

  7.2.7 Cultural........................................................................................................        ....16

8 PONTOS POSITIVOS DA ORGANIZAÇÃO17

9 PONTOS NEGATIVOS DA ORGANIZAÇÃO17

10 PRÊMIOS17

11 CONCLUSÃO19

12 REFERÊNCIAS20

13 ANEXOS21

14 APÊNDICE22

1 Introdução

       Neste trabalho abordamos o estudo de caso realizado na Administradora de Consórcios Embracon. Num primeiro momento realizamos um questionário destinado ao gerente regional de atendimento Richard Buest, com a finalidade de responder as questões apresentadas pelas disciplinas para a realização trabalho interdisciplinar. Posteriormente realizamos a pesquisa bibliográfica, juntamente com o conteúdo apresentado em sala de aula na disciplina de Sistemas Organizacionais para completar o objetivo proposto para conclusão deste trabalho.

       Apresentamos nesta pesquisa a história da empresa, missão, valores e uma análise dos principais processos, sistemas e práticas utilizados pela administração da empresa e como estes fatores interferem na organização. Analisamos ainda, como as variáveis externas afetam a empresa, relatando cada variável estudada e comparando como ocorre na organização pesquisada, um ponto importante que o gestor deve considerar na hora de tomar qualquer decisão.

Informamos também os pontos positivos e negativos da empresa, bem como os prêmios conquistados pela administradora.


2 Metodologia

       Na primeira parte desta pesquisa foi utilizado como modalidade de pesquisa o estudo de caso ”pesquisa que se concentra no estudo de um caso particular” (Severino, 2007, p.121) em forma de questionário, direcionado ao gerente regional Sul de atendimento Richard Buest da empresa de consórcios Embracon, com objetivo de coletar dados referentes à administração e contabilidade utilizados na empresa.

       Esta primeira parte de estudo de caso em forma de questionário realizado na empresa Embracon, serviu como base para este trabalho, além do estudo de caso mencionado anteriormente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com obras de dois autores sobre o tema administração, que contribuíram para finalização, completando assim o objetivo proposto e abordagem especifica da disciplina de sistemas organizacionais.

 

3 História da empresa

 3.1 Origem do consórcio

      O consórcio é uma poupança programada, cada participante poupa determinada quantia para adquirir um bem. A palavra consórcio tem origem do latim. A origem do consórcio vem do Japão, mas também se encontram alguns indícios na Roma Antiga, onde parentes e vizinhos se reuniam para adquirir alguns bens. (PRADO, 2011, p.41)

3.2 História do consórcio Embracon

       A história do consórcio Embracon começa por volta de 1970, quando dois jovens Guido Savian Jr. e Juarez Antonio da Silva saem de suas cidades Olímpia e Tabapuã no interior de São Paulo, em busca de melhores condições de trabalho. Acabam entre outras profissões, entrando no ramo de consórcios, como vendedores.

       Em 1980, o mercado para o ramo de consórcios era favorável, pois os financiamentos eram pouco acessíveis. Ao longo do tempo este ramo ganha força e se desenvolve, passando por altos e baixos, devido a alterações de planos econômicos e variações das taxas da inflação. Assim, Guido e Juarez, que se conheceram, pois passaram a trabalhar na mesma empresa vendendo consórcios deixaram para depois o sonho de abrir seu próprio negócio.

       Em 1989, pediram demissão e com a experiência que conquistaram como vendedores abrem sua própria empresa, o primeiro investimento foram cadeiras e mesas usadas, os contratos eram simples, Juarez ficou com a parte comercial e Guido com a administração, assim continua até hoje. Nos primeiros anos os recursos que tinham vinham somente da empresa, tudo que a empresa lucrava era destinado para investimentos nas vendas, novos grupos, água, luz, telefone, aluguel e benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (364.8 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com