TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho wendy

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

1) Explique a seguinte sentença: “O distanciamento requerido pela contabilidade na perspectiva de uma medição legitimada pelos agentes econômicos, fundamenta-se, dentre outros, na sua autonomia técnica e científica.”

A contabilidade é a matriz geradora de conhecimento necessário a uma medição competente.

2) CITE e EXPLIQUE as caraterísticas qualitativas fundamentais da informação contábil segundo o CPC00.

As duas características qualitativas fundamentais são a representação fidedigna e a relevância.

Para uma informação ser relevante, ela precisa ser capaz de fazer a diferença na decisão dos usuários, seja por ter valor preditivo, confirmatório ou ambos. Para uma informação ser representada fidedignamente ela deve ser: Completa, livre de erro e neutra. Ter uma informação completa , significa ter a melhor informação com os recursos disponíveis no momento. Uma informação neutra é aquela que não é compatível com a prudência e o conservadorismo, por exemplo. E uma informação livre de erro significa que não há erros na representação do fato econômico.

3) Diferencie os conceitos de Manutenção de Capital Financeiro e Manutenção de Capital Físico com forme o CPC 00.

Quando eu apuro o resultado, por exemplo, com base no custo histórico eu chego num lucro que não tem resultado financeiro, mas não é o lucro que mantém o capital físico, pra achar o lucro que mantém o capital físico teria que avaliar os ativos a valores correntes de reposição.

(a) Manutenção do capital financeiro. De acordo com esse conceito, o lucro é considerado auferido somente se o montante financeiro (ou dinheiro) dos ativos líquidos no fim do período exceder o seu montante financeiro (ou dinheiro) no começo do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período.

(b) Manutenção do capital físico. De acordo com esse conceito, o lucro é considerado auferido somente se a capacidade física produtiva da entidade (ou os recursos ou fundos necessários para atingir essa capacidade) no fim do período exceder a capacidade física produtiva no início do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período.

4) Explique e exemplifique como cada uma das etapas do processo contábil é afetada pela origem de direito de um país.

Podemos reconhecer duas tradições no direito.

O direito consuetudinário ou common law é adotado em países que fizeram parte do império britânico. O direito romano ou code law é praticado em países que estiveram sob influência do império romano inicialmente e posteriormente sob influência francesa. As principais diferenças entre esses dois regimes estão na origem e força das leis.

No direito romano, as normas emanam do texto legal, isto é, para que algo tenha valor é necessário que haja uma menção clara e específica na lei. No direito consuetudinário, a origem da regulamentação está mais ligada aos costumes e tradições. A tradição legal afeta diretamente o tratamento contábil e sua operacionalização.

O reconhecimento é influenciado pelo contraste entre visão econômica e jurídica da contabilidade.

Em países de direito romano existe a tendência de, por exemplo, somente ser permitido o reconhecimento de um ativo quando a entidade tiver o controle legal sobre este. Nos países de direito consuetudinário, a tradição está mais ligada à essência econômica da relação da empresa com o ativo do que sua formalização legal.

A mensuração é igualmente afetada pelo sistema legal.

Países de direito romano tendem a valorizar o conceito de custo histórico para certos ativos, enquanto países influenciados pelo direito consuetudinário tendem a preferir o conceito de fair value.

A evidenciação é igualmente afetada pelo direito.

Em países como o Brasil, a evidenciação tende a ser pobre, pois a prevalência do aspecto jurídico sobre a essência econômica tende a reduzir a evidenciação. Em países que adotam tradição jurídica diferente, a evidenciação tem papel central no processo contábil.

5) Escolha 2 aspectos institucionais elencados na sequência, e explique sua relação com a qualidade das práticas contábeis e/ou com a origem de direito de um país: força da profissão contábil; regulamentação contábil; custos de fontes de financiamento; custos de litígio; sofisticação da base de investidores.

Tamanho do mercado de capitais: Mercados maiores e mais desenvolvidos possuem empresas com bases acionárias dissolvidas. Esses acionistas demandam informações detalhadas para acompanhar o desempenho das empresas negociadas. Nesse tipo de relação, a contabilidade tem importante papel de redutora da assimetria informacional. Em mercados de capitais menos desenvolvidos, com financiamento baseado em crédito, a contabilidade não possui esse papel, uma vez que os interessados (credores) têm acesso privilegiado às informações das empresas.

Força da profissão contábil: Podemos ver que em países de direito conseutudinário, pelo fato de os mercados serem mais desenvolvidos, a infomação contábil é mais valorizada, pois os acionistas demandam informações detalhadas para acompanhar o desempenho das empresas negociadas. Em países de direito romano, onde o mercado de capitais é menos desenvolvido, a informação é menos valorizada pelo fato de que os interessados têm acesso privilegiado às informações das empresas..

6) Conceitue e exemplifique acrruals e acrruals discricionários.

Accrul é um ajuste oriundo do regime de competência

Accrul discrionário é um accrul onde existe uma liberdade pra gerenciar quando é que se lança esse accrul

7) Diferencie em termos gerais, os modelos (regimes) de governança corporativa “de mercado de capitais” e “de controle interno (insider model)” e explique como os mesmos impactam no papel que a contabilidade tem de quebrar a assimetria informacional entre investidores e administradores.

No modelo de mercado de capitais (direito consuetudinário), os principais financiadores das atividades das empresas são investidores que adquirem títulos no mercado. Normalmente, nenhum investidor sozinho detém uma parcela significativa das ações da empresa e por essa razão não possui influência direta sobre sua administração, da mesma forma que não possui nenhum tipo de acesso especial às informações da empresa. Esses investidores dependem de informações públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com