TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três pilares do desenvolvimento sustentável

Resenha: Três pilares do desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Cada vez mais empresas brasileiras estão implementando estratégias de desenvolvimento sustentável. Todavia, percebem-se neste processo diferentes opiniões e enfoques sobre como lidar com questões relacionadas a esse tema.

A revisão de literatura permitiu identificar a polissemia dos termos Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, as principais matrizes conceituais que polarizam os debates e o contexto que motivou as empresas brasileiras a implantarem práticas direcionadas à sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica.

Muito se tem dito sobre políticas de sustentabilidade nas empresas, todavia uma análise mais sistemática sobre esse assunto mostra quantas questões ainda há para serem desvendadas.

Isso acontece, possivelmente, porque organizações humanas são compostas por pessoas de diferentes crenças, valores e culturas, que estabelecem relações sociais e estruturas de poder em sua volta ao mesmo tempo em que são impactadas pelo ambiente no qual vivem. Essas outras questões revelam a complexidade dos problemas da atualidade enfrentados pelas organizações: são cada vez mais abrangentes e difusos.

O que se observa é que os diversos processos de reestruturação produtiva, principalmente ocorrida nos anos de 1990, levaram as organizações a agirem de forma desleal, até mesmo desiludindo os trabalhadores. Em grela a cultura empresarial não está compromissada com o investimento no real desenvolvimento de seus funcionários devido á imprevisibilidade gerada pelo ambiente competitivo.

Diversos estudos apontam que competência, envolvimento e comprometimento dos colaboradores são fundamentais para o bom desempenho e produtividade das organizações. A psicologia organizacional trouxe importantes elementos para a gestão da força de trabalho, especialmente no que se diz aos estudos relacionado a tomada de decisão, à motivação, ao clima organizacional, a liderança, a comunicação interpessoal e ao desenvolvimento de recursos humanos.

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Os três pilares do Desenvolvimento Sustentável

A construção do conceito de desenvolvimento sustentável continuou durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2010. A Declaração de Joanesburgo estabelece que o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado lembrou, em audiência na Comissão de Relações Exteriores (CRE), que a premissa dos três pilares já estava presente na conferência da ONU Rio-92. Segundo ele, chegou-se, então, à conclusão que não se pode considerar o desenvolvimento sustentável de forma desmembrada, sem agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais, pois, sem isso, não há como garantir a sustentabilidade do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com