TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Gestao de risco

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade em instituições financeiras - ADO 2

Tema: Avaliação do setor financeiro

Objetivo: Apresentação de análise relativa a gestão de risco no setor financeiro, indicando quais são os impactos do risco para o setor e para os usuários dos serviços, além de analisar os impactos econômicos globais.

Gestão de risco é o processo utilizado para identificar os riscos e oportunidades em uma organização, como o próprio nome diz é realizado o gerenciamento dos riscos com o objetivo não de eliminar os ricos e sim maximizar os as oportunidades e minimizar os problemas que possam vir acontecer no futuro.

Ao tratar do setor financeiro devem ser expostos três tipos de riscos: risco de crédito, risco operacional e risco de mercado.

• Risco de crédito: mede a possibilidade de perda econômica causada pela deterioração da qualidade do credito, onde uma das partes não honra integralmente com suas obrigações. Para assegurar sua confiabilidade tomadores de credito são associados a escalas de Rating que dão nota gradativa sobre a qualidade de crédito.

• Risco operacional: risco relacionado a perdas financeiras decorrentes de falhas ou inadequação de processos, sistemas, estratégicos, etc. Baseado no histórico da empresa e sua cultura de risco operacional.

• Risco de mercado: mensura a possibilidade de perca econômica gerada pela mudança no cenário econômico, como por exemplo a variação cambial, mercado de ações, etc.

A gestão de risco é um desafio para instituições financeiras tanto no Brasil como no exterior, mesmo assim se torna necessária no cenário atual da economia mundial, se sendo uma ferramenta de estratégia pois uma empresa para ser competitiva deve possuir controle sobre quais serão os possíveis fatos que poderão enfrentar, e assim não ficando à mercê da volatilidade do mercado.

Em um mundo globalizado e fortemente regulamentado, é preciso levar em conta novos fatores que impulsionam a economia de cada região e sempre estar atualizado sobre quais estão sendo as medidas tomadas pelas grandes empresas e a forma que o governo atua sobre o comportamento da econômico, assim passando a entender e criando projeções para quais serão os próximos cenários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com