TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da contabilidade por pessoas físicas e jurídicas

Artigo: Uso da contabilidade por pessoas físicas e jurídicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 - Resumo

Contabilidade é o conjunto de contas. São representações gráficas dos bens, direitos, obrigações, receitas, despesas e custos do patrimônio. Tem como objetivo fornecer informações dentro de um esquema de planejamento contábil de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos à entidade.

É utilizada por pessoas físicas e jurídicas, visando resguardar os seus interesses, dando prioridade aos acionistas, bancos, credores e investidores em geral.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade. As de natureza física e produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Entidade é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio, sendo pessoas diferentes, logo, patrimônios diferentes. A entidade é objeto da contabilidade.

O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Existem quatro características principais qualitativas obrigatoriamente presentes nas demonstrações contábeis que são: relevância, Compreensibilidade, confiabilidade e comparabilidade. Todas estão relacionadas ao estudo da composição funcional sob prisma econômico-financeiro.

A contabilidade deve ser um instrumento útil para auxiliar a tomar decisões, portanto, as empresas devem disponibilizar as informações que contribuam para a avaliação adequada de seu patrimônio e de seus resultados, e a contabilidade existe para registrar os dados colhidos.

Os relatórios contábeis têm como objetivo relatar às pessoas que usam os dados, os principais fatos registrados por aquele setor. Eles podem ser obrigatórios ou não.

Os obrigatórios são exigidos por lei para sociedades anônimas e parcialmente a outros tipos societários, através de imposto de renda. Os não obrigatórios não são exigidos por lei, mas são imprescindíveis para a administração.

Passo 2 - Redação

A semelhança entre a vida financeira particular e a da empresa, é que ambas tem a origem do dinheiro recebido, as receitas.

No caso da vida particular, prestamos serviços de diversas ordens e recebemos dinheiro como pagamento. Geralmente nos programamos para as despesas e custos que temos no cotidiano, como água, energia elétrica, telefone, supermercado, vestuário e lazer.

Quando as receitas são maiores que as despesas, é possível fazer algum investimento ou apenas reservar para alguma eventualidade. No caso de as despesas forem maiores que as receitas, é possível recorrer aos credores, buscar algum empréstimo. Isso pode acontecer tanto na vida particular quanto na empresa.

No caso de uma empresa, as receitas são obtidas fornecendo produtos ou serviços e principalmente pelos clientes.

Assim como na vida particular, as empresas também têm custos, despesas, investimentos e fundo de reserva, que nas empresas é denominado como capital de giro.

Assim como nas empresas, na vida particular também se pagam impostos. Impostos de ordens diferentes, mas ambos têm responsabilidades federais.

Passo 3 - Entrevista

Empresária Maria Vera Martins, proprietária de uma loja de roupas HM MAGAZINE, e uma lanchonete CENTER LANCHES.

Grupo de estudos: Como você define a análise financeira da sua empresa?

Empresária: Define se através do fluxo de saída e entrada da empresa, as compras os pagamentos e as despesas fixas (energia elétrica, telefone, sistema de informática, departamento de pessoal, aluguel, contador, a carga tributaria), além disso, a retirada pro labore de cada sócio e por ultimo a distribuição dos lucros, o reinvestimento constante na empresa, não misturar as contas pessoais com as contas da empresa, evitar ao máximo o pagamento de juros com cartão de credito e minimizar as antecipações de vendas, isso no meu caso em se tratando de empresa comercial.

Grupo de estudos: Qual a importância da contabilidade em sua empresa?

Empresária: A contabilidade se faz necessário para saber a apuração dos impostos, a folha de pagamento os índices de impostos incidentes sobre as notas fiscais, como deve ser comprado e vendido as mercadorias, a aplicação do percentual de lucro sobre cada mercadoria e ainda manter em ordem a documentação fiscal.

Grupo de estudos: Como mantém o controle financeiro da sua empresa?

Empresária: Através de livro caixa para as vendas, replicando o lucro na empresa, não misturando as contas pessoais com as contas das empresas, buscando capitais de giro próprio , quando necessário através de instituições financeiras , ou ate mesmo com fornecedores através de prazos estendidos para pagamentos de compras, mas a real vida econômica da empresa é trabalho serio e visão empreendedora.

Grupo de estudos: Você já teve alguma experiência negativa em relação ao controle financeiro?

Empresária: Sim, quando se administra uma empresa por mais de uma cabeça , nem sempre agimos dentro das normas especificadas, então há divergência de ideias, e não podemos investir na empresa de forma que gostaríamos, por exemplo, numa sociedade sempre tem o sócio que não investe na empresa enquanto o outro tem visão de reinvestimento, então um capital supera o outro, dessa forma tem se objetivos divergentes e a empresa nao atingue seu objetivo maior: o lucro.

Grupo de Estudos: De que maneiras você busca alcançar a sobrevivência e o desenvolvimento da sua empresa?

Empresária: Comprando bem e vendendo bem, objetivando metas de vendas, organizando o caixa, trabalhando centrado no único objetivo da empresa, metas de vendas, ainda dando incentivo aos funcionários, criando um bom ambiente de trabalho, aperfeiçoar sempre no meu caso as vendas.

...

Baixar como  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »