TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE ENTENDIMENTO DA CONTABILIDADE POR PARTE DOS USUÁRIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE LANCHONETES E MINIMERCADOS DA GRANDE JOÃO PESSOA/PB.

Dissertações: NÍVEL DE ENTENDIMENTO DA CONTABILIDADE POR PARTE DOS USUÁRIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE LANCHONETES E MINIMERCADOS DA GRANDE JOÃO PESSOA/PB.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  5.696 Palavras (23 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 23

NÍVEL DE ENTENDIMENTO DA CONTABILIDADE POR PARTE DOS USUÁRIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE LANCHONETES E MINIMERCADOS DA GRANDE JOÃO PESSOA/PB.

ALBERES MONTEIRO PEREIRA CARNEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

alberespider@hotmail.com

SUELDA GERMANO AZEVÊDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

sueldagazevedo@hotmail.com

Resumo

A contabilidade é uma ciência social que tem por objetivo principal informar aos usuários a situação da empresa para que as auxiliem no processo de tomada de decisão. Os usuários são aquelas pessoas físicas ou jurídicas que se interessam em saber como está sua situação patrimonial. Eles são divididos em: externos (bancos, governos etc) e internos (administradores, gerentes etc). A informação contábil deve ser: confiável, tempestiva, comparativa e compreensiva. Porém, entre essas características a mais importante no processo de comunicação é a compreensibilidade, pois se o usuário não entende o que está sendo transmitido, o objetivo do processo decisório e da contabilidade não será alcançado. Os contadores fornecem informações mediante modelos pré estabelecidos que aprenderam, como: o Balanço Patrimonial e a DRE. Entretanto, para facilitar o entendimento eles podem se valer de alguns artifícios, entre eles, estão as notas explicativas, gráficos coloridos e relatórios resumidos, já que em contabilidade a essência deve prevalecer sobre a forma. Sabemos que a contabilidade funciona nas empresas de grande porte e que há grande valorização dessas informações, pois num mundo tão globalizado, onde as multinacionais operam em vários países, é notório o fato de que quem tem informações a mais, está um passo a frente na concorrência. Mas, devemos atentar que também existe concorrência entre as micro e pequenas empresas, embora não seja tão forte quanto nas grandes empresas, pelo fato de não terem que enfrentar a barreira protecionista existente entre países. As micro e pequenas empresas compõem a maioria das firmas no cenário econômico da grande João Pessoa e do Brasil como um todo, correspondendo a cerca de 94% de todas elas . Contudo, há um grande número dessas entidades que encerram as suas atividades precocemente. Devido a isso os aspectos informacionais se tornam imprescindíveis por conta da fragilidade financeira, operacional e gerencial que envolve esse tipo de empresa.

Palavras - chave: contabilidade; micro e pequenas empresas; tomada de decisão.

1 Introdução

Na atualidade o mundo está passando por tempos de intensa celeridade informacional. Desde a popularização da internet, ficou muito fácil e rápido ter acesso a diversos tipos de conhecimento. A globalização aliada à velocidade da internet deu muito movimento aos negócios realizados mundialmente. Porém, este movimento intenso gerou um ambiente de forte concorrência entre grandes empresas. Mas, devemos observar que no Brasil empresas de grande e médio porte somam apenas 6% do todo, já que a imensa maioria das firmas é de micro e pequeno porte, e muito embora a concorrência seja em menor intensidade nesse tipo de empresa, ela existe e precisa de uma boa informação contábil para se manter viva no cenário econômico. Pois, se não todos, a maior parte deles querem estar bem informados, por que quem sabe mais está sempre a frente dos demais. E é aí que entra a contabilidade, suprindo ao máximo as necessidades informacionais das entidades.

Este artigo tem como principal intuito demonstrar de que forma os usuários da informação contábil das micro e pequenas empresas do setor de minimercados e lanchonetes da grande João pessoa (incluindo apenas o município de Bayeux-PB) entendem e utilizam essas informações para tomada de decisão.

Queremos enfatizar o fato de que a boa comunicação é um dos fatores fundamentais para que a contabilidade funcione satisfatoriamente dentro de uma empresa. Considerando que o principal objetivo da contabilidade é prestar informações sobre a “saúde” das entidades. Na hipótese de contabilistas e usuários não se comunicarem bem, as conseqüências podem ser catastróficas, como a falência da entidade por exemplo.

Temos a intenção de saber se os usuários das micro e pequenas empresas conhecem as ferramentas que a contabilidade disponibiliza para facilitar o entendimento da situação real das suas respectivas entidades, e também se a imagem do contador continua sendo arcaica, daquele profissional que fica atrás de uma escrivaninha calculando seus tributos para que eles possam chegar no prazo, e se não der tempo para pagá-los, certamente ele estará lá também para recalculá-los.

Vamos também entrar no universo econômico das micro e pequenas empresas dessa região. Apesar de saber que a informação contábil não é a única garantia de sucesso das empresas, iremos procurar entender se o fato de algumas dessas empresas terem uma vida tão curta está diretamente relacionado com a ausência de uma boa compreensão da informação contábil por parte dos gestores que a recebem.

Buscaremos entender através de pesquisa, quais são as maiores dificuldades de compreensão das informações por parte desse grupo de usuários e qual seria a melhor forma de apresentação dessas informações para que elas possam ser compreendidas e utilizadas para ajudar a tomar a melhor decisão sempre que possível?

2 Contabilidade: conceitos e finalidades

A história nos mostra que a contabilidade é uma ciência social que evolui rapidamente em cenários de grande crescimento econômico ou crise na economia, e que nasceu a princípio da necessidade de informação por parte de seus usuários, seja apenas para contagem de seu patrimônio ou para avaliá-lo.

No caminhar da vida as pessoas estão sempre tendo que tomar decisões a todo o momento sobre vários assuntos de diferente grau de importância e urgência e para tomá-las elas se utilizam de sua intuição, conhecimento de mundo e principalmente de informações disponíveis sobre determinados assuntos. Em uma empresa isso ocorre de maneira muito semelhante, normalmente a grande maioria das decisões é muito importante e extremamente necessária à manutenção da vida e do sucesso do empreendimento. Por isso, é imprescindível que essas informações sejam fiéis a realidade da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com