TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de contabilidade, seu propósito e seu uso

Artigo: Importância de contabilidade, seu propósito e seu uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Artigo  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Importância da Contabilidade, seus objetivos e sua utilização.

Objetivo

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. As informações de natureza econômica e financeira, ainda assim, constituem o núcleo central da Contabilidade.

Usuários e suas necessidades

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Todos usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem (Resolução CFC nº 1.121/2008).

Investidores - são os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.

Empregados - são os empregados e seus representantes interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego;

Credores por empréstimos - estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento;

Fornecedores e outros credores comerciais - estão interessados em informações que permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.;

Clientes - são os que têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, a têm como fornecedor importante ou dela dependem;

Governo e suas Agências - são interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam, também, de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar as rendas nacionais e estatísticas semelhantes.

Público - as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais.

Características qualitativas das Demonstrações

São quatro as principais características qualitativas obrigatoriamente presente nas demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

Compreensibilidade; que os usuários entendem de uma forma significativa às informações.

Relevância; uma grande influencia nas tomadas de decisões contábeis.

Confiabilidade: que a informação seja passada de forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.

Comparabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com