TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usuários de Informação Contábil

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Conflito entre objetivos organizacionais e objetivos individuais

Os conflitos entre organização e individuo existem, pois, cada pessoa tem um objetivo próprio que deseja alcançar e que pode o distanciar dos objetivos em comum da organização. Os objetivos da organização é a busca por resultado, produtividade, lucro, etc. Já os objetivos individuais compreendem salário, segurança, estabilidade, etc.

Segundo Chiavenato (1999, p. 233), existe o conflito quando um indivíduo o grupo se defronta com um problema de decisão entre duas alternativas incompatíveis entre si ou adota uma e se contrapõe outra ou vice-versa.

A organização espera de seus empregados a realização de suas tarefas exigindo pouca aptidão do indivíduo, sem acarretar a ele nenhuma responsabilidade ou independência, acaba por provocar frustração, desmotivação e indiferença em relação ao trabalho.

O compromisso de integrar os objetivos individuais dos empregados e os objetivos da organização é da responsabilidade da administração que terá de unir a satisfação de um com o bom desempenho do outro.

Motivação

Toda organização é composta por pessoas, que possuem pensamentos e perfis diferentes a partir dessa afirmação é possível estudar a motivação humana.

Maslow, apresentou a teoria das necessidades, constituída por uma pirâmide, onde, de baixo para cima temos, necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.

As necessidades fisiológicas e de segurança, são necessidades básicas, primárias, ligas a sobrevivência do indivíduo. As necessidades sociais, de estima e auto realização são secundárias, ligadas ao comportamento.

Quando as necessidades básicas são parcialmente atendidas, surgem as secundárias capazes de gerar motivação para serem alcançadas.

A organização deve atender em primeiro as necessidades primárias e como consequência irão se manifestar as necessidades seguintes, motivando seu pessoal.

Tomada de decisão

A organização é compreendida como um sistema de decisões onde cada pessoa participa conscientemente tomando decisões individuais a respeito do comportamento. (Chiavenato, 1999)

Todo tomador de decisão tem um objetivo a alcançar, preferências pessoais, a estratégia para atingir esses objetivos e uma situação que afeta sua escolha para obter um resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com