TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usuários e Utilização das Informações Contábeis

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Cruzeiro Do Sul

Tecnologia em Gestão Financeira – 1/A

Contabilidade e Finanças

Atividade de Aprofundamento II (APII)

Daniel Nathan Ribeiro Andrade

RGM 15516300

Já sabemos que a Contabilidade é muito importante para qualquer empresa; ela se apresenta como uma importante ferramenta de gestão para seus usuários.

• Partindo desse princípio, quem são os usuários das informações contábeis e o que eles procuram?

• Além disso, qual sua opinião sobre a utilização das informações contábeis no dia a dia das empresas? Cite exemplos.

Os Usuários das Informações Contábeis

São as pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais, que através da Contabilidade obtêm informações de seu interesse sobre o atual e/ou passado estado da instituição, visando nortear seu futuro. São divididos em dois grupos primários:

 I – Usuários Internos: Sócios, gestores, empregados, colaboradores, pessoas com acesso às informações internas, tal como arquivos e históricos. Têm um maior potencial analítico, uma vez que detêm mais facilidade no acesso aos dados e por vezes são os responsáveis por sua elaboração.

II – Usuários Externos: Acionistas, órgãos governamentais, credores, instituições financeiras, pessoas que farão usos das informações a serem divulgadas, sendo de seu maior interesse as informações futuras, no caso de potenciais investidores, e passadas nos órgãos de fiscalização.

Utilização das Informações Contábeis

Em um cenário socioeconômico cada vez mais dinâmico, por várias vezes incerto e atualmente prejudicial ao desenvolvimento financeiro, as informações contábeis têm ainda mais posição de destaque dentro do preconcebimento e fluxo de ações a serem tomadas no âmbito de progredir com a atividade empresarial. Somando-se ainda seu papel no cumprimento das responsabilidades fiscais da empresa. Sendo assim, a Contabilidade se faz ferramenta importantíssima da gestão administrativa, através da qual se pode elaborar planejamentos, definir metas, tomar decisões, executar ações, e controlar os efeitos destas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com