TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viagens Missionarias De Paulo

Artigo: Viagens Missionarias De Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Neste trabalho vamos relatar a vida missionária do apóstolo Paulo. De perseguidor a perseguido, Paulo de Tarso foi um dos maiores homens a levar o evangelho e pregar a salvação por Jesus Cristo na Ásia e Europa. Seu ministério teve um alcance impressionante.

Paulo viajou guiado pelo Espírito Santo por várias cidades que hoje são palco de peregrinações de cristãos de todo o mundo, que desejam conhecer as origens do cristianismo e percorrer os caminhos desse grande homem escolhido do Senhor. Esse estudo vai analisar as três viagens missionárias do apóstolo, as cidades por onde ele passou e os principais acontecimentos nos locais citados.

O apóstolo realizou três viagens antes de ir a Roma, onde ficou preso por dois anos e continuou pregando através da escrita antes de ser martirizado. As viagens foram longas e, em alguns lugares, ele permaneceu anos.

1 As Viagens Missionárias de Paulo

O chamado de Deus veio a Paulo de forma tão clara e específica que não lhe foi possível confundi-lo, enquanto jazia deitado no chão cego pela luz celestial. Ananias também lhe comunicou à mensagem que havia recebido de Deus: "O Deus de nossos pais de antemão te escolheu para conheceres a sua vontade, ver o Justo e ouvir uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido" (Atos 22: 14-15).

Mais tarde, quando Paulo voltava para Jerusalém, sobreveio-lhe um êxtase, e viu aquele que lhe falava e que lhe disse: "vai, porque eu te enviarei para longe aos gentios". A Ananias, cujo temor bem podemos compreender, comissionado por Deus para dar as boas-vindas ao notório perseguidor da Igreja cristã, Deus também indicou a esfera de testemunho para a qual ele havia chamado Paulo: "Mas o Senhor lhe disse [a Ananias]: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto importa sofrer pelo meu nome" (Atos 9: 15-16).

Assim, desde os primeiros dias de sua vida cristã, Paulo não somente sabia que era um veículo escolhido por meio de quem Deus comunicaria sua revelação, mas tinha uma idéia geral do que Deus havia planejado para seu futuro: Seu ministério o levaria para longe do lar; ele teria um ministério especial entre os gentios; esse ministério lhe traria grande sofrimento.

Após esta experiência na estrada de Damasco, ele tentou convencer os judeus e cristãos sobre essa conversão que tanto mudou sua vida. Muitos duvidaram e se afastarem dele. No entanto, cristãos como Barnabé se aproximaram de Paulo e conversaram com ele sobre sua experiência. Paulo e Barnabé começaram a trabalhar juntos.

Em três viagens missionárias, cada uma com vários anos de duração, Paulo compartilhou as boas novas de Jesus em muitas cidades costeiras e cidades na rota comercial.

Em geral, o livro de Atos relata as três viagens missionárias de Paulo. Essas narrativas às vezes são muito detalhadas, às vezes resumida demais. O principal é o seguinte: todas as três viagens começam e terminam na comunidade gentio-cristã de Antioquia; geralmente Paulo dirigia-se primeiro a seus patrícios, mas bem depressa era obrigado a procurar os pagãos.

1.1 Primeira Viagem Missionária

Os capítulos 13 e 14 de Atos tratam da primeira viagem de Paulo. Nesta jornada o apóstolo sai com Barnabé da Antióquia da Síria, onde se reuniram com mestres e profetas e receberam o chamado do Senhor para as Viagens.

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13:2)

Os discípulos, acompanhados por um rapaz chamado Marcos, iniciaram a missão na cidade chamada Salamina, em Chipre, atualmente território da Turquia. Ali pretendiam pregar nas sinagogas, mas perceberam que muitos judeus não aceitavam a versão sobre Cristo e decidiram então pregar aos gentios.

De Salamina Paulo partiu para Pafos, onde amaldiçoou com a cegueira um mágico que tentava reverter a fé de judeus e gentios. Depois partiram para pregar em Perge, onde Marcos decidiu deixá-los e retornar. Seguiram para Antióquia da Psídia. Nessa cidade Paulo ensinou aos judeus que Jesus veio da semente de Davi.

Muitos judeus se levantaram contra os ensinamentos do apóstolo. Paulo então prega novamente aos gentios. Os judeus, ao verem os gentios se convertendo e recebendo salvação, mobilizaram parte da cidade que não estavam com o apóstolo e expulsaram de lá Paulo e Barnabé.

Partindo para Icônio, os apóstolos pregaram para judeus e gregos. A cidade ficou dividida, muitos acreditavam na Palavra, enquanto os outros planejavam apedrejar Paulo e Barnabé, que partiram ao saber do motim.

Chegando a Listra, Paulo pregava o evangelho e curou um paralitico que chegou até ele com fé. Vendo isso, a população da cidade atribuiu a Paulo e Barnabé título de deuses. Paulo, se recusando a receber sacrifícios, foi apedrejado e arrastado para fora da cidade.

Os apóstolos seguiram pregando em Derbe, onde a mensagem da salvação foi aceita e muitos se converteram. De Derbe, Paulo e Barnabé voltaram às cidades anteriores reforçando a fé dos salvos e estabelecendo igrejas.

Da volta a Perge, seguiram para o porto de Atalaia, de onde partiram de volta à Antióquia da Síria.

E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.

Mas a questão sobre a salvação dos gentios ainda era razão de divergências na igreja, o que fez com que Paulo e Barnabé subissem a Jerusalém para se reunir com os anciões. A igreja de Jerusalém congregou e, diante dos acontecimentos narrados pelos apóstolos e das obras do Senhor em meio aos gentios, a igreja estabeleceu que eles pudessem se converter a Cristo sem que precisassem ser judeus, pois Deus não faz diferença de seus filhos.

1.2 Segunda Viagem Missionária

Reunidos novamente em Antióquia da Síria, Paulo e Barnabé decidiram que era hora de retornar às cidades por onde haviam deixado frutos para saber como estavam. Barnabé insistia que deveriam levar Marcos com eles, mas Paulo discordava, pois este havia deixado a missão em Perge. Os dois apóstolos então se apartaram. Barnabé e Marcos seguiram para Chipre, enquanto Paulo saiu com Silas para a Grécia.

Paulo iniciou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com