TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁNALISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA VIA BAHIA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS S.A

Por:   •  3/5/2020  •  Artigo  •  3.851 Palavras (16 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

O estudo a ser apresentado é o resultado da análise econômico-financeira da empresa Via Bahia que é caracterizada como uma sociedade anônima. As informações adquiridas para a realização das análises foram retiradas das demonstrações contábeis da empresa dos anos de 2016, 2017 e 2018, publicadas no site dela.

De acordo com os resultados obtidos é possível apresentar a situação econômico-financeira da empresa, além de esclarecer em quais meios a empresa é insuficiente. O objetivo desse trabalho é analisar as principais demonstrações contábeis da empresa Via Bahia (balanço patrimonial e demonstração de resultado) e apresentar sua situação econômico-financeira através das análises horizontais e verticais e dos seus indicadores de rentabilidade, liquidez e de estrutura de capital.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ÚTEIS PARA ANÁLISE

A contabilidade brasileira vem passando pelo processo de padronização em relação as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), tais mudanças, visam dar maior credibilidade as demonstrações contábeis. O Conselho Federal de Contabilidade aprovou a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, onde se lista as demonstrações obrigatórias que devem ser apresentadas pelas entidades em seus demonstrativos, onde representam a sua posição patrimonial e financeira, seu desempenho no segmento que atua e apresentam os resultados da atuação da administração, essas informações que são úteis para um grande número de usuários, para que seja tomada decisões a respeito da escolha da entidade na compra de ações ou em futuros investimentos, por exemplo.

As principais demonstrações contábeis obrigatórias fornecem as informações acerca dos ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas da entidade (Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício). Demonstrações essas que são utilizadas para a realização das análises horizontal e vertical para que se tenha uma visão dos resultados da empresa, tendo como base vários valores de referências, ou seja, vários anos de exercícios financeiros para que se realize a análise comparativa.

Segundo Matarazzo (2010, p. 170), é necessário que se escolha os índices que se pretende utilizar na análise econômico financeira de forma útil, pois eles fornecerão a visão ampla da situação da empresa e serão o ponto de partida para o início da análise, que corresponde a parte da padronização do balanço, para que em seguida se realize as análises horizontais e verticais. Seguindo essas escolhas será apresentada a seguir a conceituação das Demonstrações Contábeis úteis para a realização das análises que serão apresentadas. 3.2 BALANÇO PATRIMONIAL

Representa a primeira demonstração a ser analisada, e evidencia todos os bens, direitos e obrigações da empresa no determinado exercício. O balanço patrimonial é dividido em três partes, sendo elas o ativo, passivo e o patrimônio líquido.

A definição de balanço se dá pelo equilíbrio destas partes, onde o ativo representa a soma do passivo com o patrimônio líquido (MATARAZZO, 2010, p. 26). A entidade deve dividir os ativos e passivos em circulantes e não circulantes, ambos como grupos de contas separados no balanço patrimonial. Segundo Neto (2015, p. 64) “cada uma dessas partes apresenta suas diversas contas classificadas em “grupos”, os quais, por sua vez, são dispostos em ordem decrescente de grau de liquidez para o ativo e em ordem decrescente de exigibilidade para o passivo.”

O ativo apresenta todos os bens e direitos da empresa, o passivo é composto pelas obrigações, ou seja, o capital de terceiros e o patrimônio líquido é constituído pelo capital próprio da entidade, entre a principal conta está o capital social. 3.3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A demonstração de resultado do exercício é a segunda demonstração a ser analisada, ela fornece, resumidamente, o resultado (lucro ou o prejuízo) obtido pela empresa no período analisado de forma que o usuário interessado pela informação tenha facilidade para realizar a análise.

A demonstração apresenta basicamente, nessa ordem, as vendas brutas, os impostos sobre as vendas, custos, despesas comerciais, despesas administrativas, despesas e receitas financeiras, o resultado patrimonial, outras receitas e despesas operacionais e ao final expressa o resultado líquido antes do cálculo do imposto de renda e da contribuição social.

Conforme redigido na NBC TG 30 (2012), item 8, para fins de divulgação na demonstração do resultado, a receita inclui somente os ingressos brutos de benefícios econômicos recebidos e a receber pela entidade, quando originários de suas próprias atividades. As quantias cobradas por conta de terceiros – tais como tributos sobre vendas, tributos sobre bens e serviços, e tributos sobre valor adicionado, não são benefícios econômicos que fluam para a entidade e não resultam em aumento do patrimônio líquido, portanto, são excluídos da receita.

3.4 ANÁLISES VERTICAL E HORIZONTAL

Tem como objetivo o processo de comparação, de suma importância para se conhecer a situação da empresa nos períodos analisados, realizando-se assim as análises verticais e horizontais.

A análise horizontal corresponde a comparação de exercícios consecutivos da empresa, a evolução das contas que compõem as demonstrações financeiras. As variações que ocorrem ao longo dos anos fazem com que o analista examine se foram boas as estratégias adotadas pela empresa. É feita com base em números referenciais e se dá pela seguinte fórmula: AH (%) = valor atual do item / valor do item no período anterior x 100

Já a análise vertical apresenta a participação em percentual de cada uma das contas da demonstração contábil comparadas ao total dos grupos do balanço patrimonial, ou se for o caso da DRE, se compara com o total da receita bruta. E tem como objetivo verificar a evolução, ao longo dos exercícios, do percentual das principais contas do balanço e da demonstração de resultado. E se dá pela fórmula a seguir: AV (%) = valor do item / valor da base do cálculo x 100

3.5 ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Segundo Neto (2000, p. 171) “os indicadores de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa frente a seus diversos compromissos financeiros” e inclui outros indicadores financeiros, conforme será descrito a seguir.

3.5.1 Liquidez Geral

Para Neto (2000, p. 173) a liquidez geral revela o quanto a empresa tem de ativo total para cada R$1,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com