TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.357 Palavras (14 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 O Contador na Atualidade......................................................................................5
2.1.1 O Papel do Contador nos dias de hoje................................................................5

2.1.2 Áreas de atuação do Contador na Contabilidade, na Atualidade.......................7
2.2 Auditoria e Controladoria........................................................................................8

2.2.1 Conceitos e Principais Diferenças.......................................................................8

2.2.2 Importância da Auditoria e Controladoria para médias e grandes empresas.....9

2.3 Perícia Contábil e Planejamento Tributário..........................................................10

2.3.1 Pré requisitos para se exercer a função de Perito-Contador............................11

2.3.2 Vantagens de se fazer um bom Planejamento Tributário. Cite Exemplos........11

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu da necessidade das pessoas e gestores de possuir uma ferramenta que permitisse conhecer, controlar e medir resultados. Vinculado a contabilidade passou a existir a figura de seu profissional, o contador. A contabilidade deu um salto importante nas últimas décadas, estimulando os profissionais no sentido de atingir o seu merecido lugar no cenário econômico e social do nosso país.

O novo profissional contábil da atualidade deve ter o domínio de economia internacional, dominar outros idiomas, estar sempre atualizado com mudanças do setor, buscando novos conhecimentos e novas informações, além de ter grande visão de negócios, com compromisso técnico e ético nos negócios da empresa.

O objetivo desta atividade é demonstrar a importância do conhecimento contábil, o papel do profissional contábil na atualidade, as áreas de atuação bem como as especializações na área contábil, como auditoria, controladoria, perícia e planejamento tributário.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O Contador na Atualidade

Desde o seu princípio a contabilidade busca se adequar ao desenvolvimento da sociedade para melhor atender as necessidades que hoje temos.

Com o avanço da tecnologia que temos hoje em nossas vidas, atualizar a contabilidade a essa nova realidade é de vital importância, principalmente com a globalização isso ficou mais real ainda.

A contabilidade precisa de informações rápidas e seguras, para que os seus gestores possam tomar decisões com mais eficácia. Com a internet, hoje é possível que muitas informações cheguem ao nosso conhecimento mais rápido de alguns anos atrás e que com essas informações, possamos projetar melhor o futuro.

Hoje a informação quanto às grandes mudanças que há na nossa legislação, pode ser conseguida rapidamente através da internet, informações estas que num passado não muito distante, dependíamos de boletins impressos semanalmente.

Os contadores atualmente não podem mais fixar seus conhecimentos em simplesmente, fazer lançamentos de notas fiscais, apuração de impostos e obrigações fiscais para seus clientes. Temos hoje que atentarmos para o mercado ao redor de seus clientes.

Fica clara a importância que o contador tem de se atualizar no mercado para entender e com isto orientar com mais eficiência seus clientes quanto às mudanças na contabilidade atual.

A atualidade na área contábil conta também com a responsabilidade solidária do contador junto à empresa. O novo Código Civil, na seção III – Do contabilista e outros auxiliares, trata da responsabilidade civil dos contadores (prepostos), definindo que são eles responsáveis pelos atos relativos à escrituração contábil e fiscal praticado e ao mesmo tempo, respondem solidariamente quando praticarem atos que causem danos a terceiros, como os clientes, por exemplo.


2.1.1 O Papel do Contador nos dias de hoje

Algumas décadas atrás o profissional contábil possuía como principal função registrar os fatos contábeis sem qualquer participação nas tomadas de decisões e era conhecido como guarda livros.

Atualmente o profissional contábil é cada vez mais imprescindível para as empresas, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, pois além do controle, da movimentação da empresa, apuração de impostos, emissão de balanços patrimoniais e outras demonstrações contábeis, são por meio da contabilidade que os gestores poderão realizar os orçamentos e controlar o que foi orçado e atingido.

Com o mercado de trabalho globalizado surgiu novas oportunidades de vital relevância para o contador do novo milênio, como fornecedor de informações contábeis e financeiras, este profissional se torna indispensável comunicador de informações para a tomada de decisões.

O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso das empresas.

Atualmente com um mercado competitivo e com o avanço tecnológico, o profissional contábil deve estar mais consciente de sua importância nos cenários econômicos e social, mantendo-se em constante aperfeiçoamento para enfrentar os desafios, acompanhar as mudanças e adaptar-se à nova realidade do mercado.

O contador de nossos dias deve ter formação cultural humanista bem forte e uma cultura volvida a saber pensar. O perfil do profissional contábil de nossos dias exige que o ensino prepare um intelectual que tenha condições de orientar as empresas para a prosperidade, para a eficácia da riqueza. Como a informação ficou absorvida, em quase sua totalidade, pelo recurso dos computadores, a valorização do Contador está em saber explicar os informes e em oferecer modelos de comportamentos aos empresários e gestores de riquezas públicas. Saber analisar, conhecer a razão do porquê ocorrem os fatos, indicar caminhos para o uso racional da riqueza das células sociais, é a missão do profissional da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com