TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é usada para auxiliar os gestores no controle das organizações, onde podemos saber o custo real dos produtos. Sua finalidade é o Controle e o Planejamento de todos e qualquer entidade socioeconômica.

Divide-se em algumas áreas de atuação, onde o contador pode escolher em qual delas vai atuar, mais será preciso um conhecimento mais complexo.

Em seguida, teremos alguns temas abordando sobre essas áreas como: pericia contábil, Auditoria, Controladoria, Planejamento Tributário, e no final falaremos sobre as ciências atuariais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRINCIPAIS PROCEDIEMNTOS PERÍCIAIS,: EXAME, VISTORIA, INDAGAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ARBITRAMENTO, MENSURAÇÃO, AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO.

Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.

A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.

A indagação é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia.

A investigação é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico.

A mensuração é o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações.

A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

A certificação é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

Concluídas as diligências, o perito-contador apresentará laudo pericial contábil, e os perito-contadores assistentes, seus pareceres periciais contábeis, obedecendo aos respectivos prazos.

Ocorrendo diligências em conjunto com o perito-contador assistente, o perito-contador o informará por escrito quando do término do laudo pericial contábil, comunicando-lhe a data da entrega do documento.

O perito-contador assistente não pode firmar em laudo ou emitir parecer sobre este, quando o documento tiver sido elaborado por leigo ou profissional de outra área, devendo, nesse caso, apresentar um parecer contábil da perícia.

O perito-contador assistente, ao apor a assinatura, em conjunto com o perito-contador, em laudo pericial contábil, não deve emitir parecer pericial contábil contrário a esse laudo.

2.1.2 AUDITORIA EXTERNA E INTERNA

A principal diferença entre auditoria e perícia é que a auditoria opera através de um processo de amostragem, e a perícia sobre um determinado ato, ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicas, buscando a apresentação de uma opinião através do laudo pericial.

O perito contador atua sobre um caso litigioso, envolvendo duas partes, enquanto que o auditor desenvolve seu trabalho para uma entidade privada ou pública que o contrata para apreciar e emitir parecer sobre controles internos ou demonstrações financeiras.

Auditoria Externa - é um exame independente, objectivo e competente de um conjunto de demonstrações financeiras de uma entidade, sendo conduzido com o objectivo de exprimir uma opinião sobre se as Demonstrações Financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.

Auditoria Interna - Inicialmente, a Auditoria Interna tinha como funções principais a salvaguarda dos activos das empresas e a verificação do cumprimento dos procedimentos e regras estabelecidos pelos gestores.

Como se sabe uma das principais funções da gestão reside na implementação de um adequado sistema de Controlo Interno cujos principais objectivos consistem em assegurar:

* a confiança e a integridade da informação;

* o cumprimento das políticas e da legislação aplicável;

* a custódia dos activos;

* a utilização económica e eficiente dos recursos;

* a realização dos objectivos fixados.

Neste sentido, auditoria interna é definida como uma técnica de controlo de gestão que, mediante a análise, verificação e avaliação independente das actividades da empresa, e da eficácia e conformidade do funcionamento das demais técnicas do controlo, têm em vista auxiliar os gestores e os demais serviços no desempenho das suas funções e responsabilidades.

Assim, cabe ao Auditor Interno assegurar o cumprimento dos objectivos da Administração pelo que, neste contexto, deve exercer as suas funções de forma independente dos serviços que audita.

2.1.3 CONTROLADORIA

A Controladoria é na atualidade uma importante ferramenta administrativa, utilizada para a tomada de decisão nas modernas organizações. Com o surgimento, desenvolvimento das civilizações e a ascensão industrial a Contabilidade Gerencial passou a ter maior importância devido ao aparecimento das grandes empresas comerciais e industriais, e como resultado do advento da globalização, a partir dos anos 90. Na atual dinâmica da economia mundial, as empresas são obrigadas a estar sempre em compasso de mudança. Nesse contexto, a Controladoria tem um papel importante dentro das organizações, gerando informações confiáveis, supervisionando os setores de contabilidade, finanças, administração, informática e recursos humanos, auxiliando a tomada de decisões, que envolvem a todos, e principalmente, monitorar constantemente as mudanças tecnológicas, de mercado, de sistemas de gestão, apontando os melhores caminhos a serem seguidos pelas empresas.

A controladoria desempenha um papel importante no dia-a-dia das instituições.

Auxilia na definição das estratégias e dos objetivos, na elaboração do orçamento, das normas, do planejamento, da implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com