TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca expor de forma sucinta, conceitual e teórica acerca das áreas de atuação da contabilidade.

No texto será discorrido sobre as definições conceituais, conhecimentos contábeis e o papel do contador nas organizações. Entre os temas apresentados estão, o Contador na atualidade, o papel do contador nos dias de hoje e as áreas de atuação na Contabilidade, na atualidade.

Seguindo, abordarei os conceitos, a importância e as principais diferenças de Auditoria e Controladoria. E ainda, abordarei o tema de Perícia Contábil e Planejamento Tributário, suas vantagens e funções diante das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente o ambiente operacional das empresas, caracterizado por sua disputada concorrência, tem exigido de todos os seus agentes um repensar sobre a validade das estratégias, posturas e procedimentos até então adotados pelos gestores e tidos como válidos.

Os contadores também têm sido exigidos a ampliar suas habilidades para atender de forma eficaz as demandas desse novo ambiente. Habilidades pessoais, entendimento do negócio e participação mais ativa no processo de gestão passaram a integrar o novo perfil do profissional contábil. Desta forma, este artigo tem como objetivo proceder a um diagnóstico sobre o perfil do contador na atualidade, buscando identificar o nível de aderência dele em relação às novas exigências. Utilizando-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, realizou-se uma investigação empírica com os contadores das 150 melhores empresas para se trabalhar. Para a coleta dos dados, utilizou-se de questionário com perguntas fechadas. Na tabulação dos dados, aplicou se a estatística descritiva, base para a análise de caráter qualitativo. As conclusões do estudo conduziram à constatação de que a preparação do profissional contábil ainda está concentrada nos seus aspectos técnicos, com baixa dedicação à melhoria de outras habilidades. Também foi constatado que a participação mais efetiva dos contadores no processo decisório das organizações ainda está aquém daquilo que é recomendado pela literatura. (Conforme classificação da revista Você S.A., publicada pela Editora Abril em 2004).

Nos dias de hoje o mercado procura um perfil dinâmico, um profissional que se atualize constantemente e seja um autodidata. Estamos vivenciando uma época que será considerada como um divisor de águas para a contabilidade. É a criação do sistema público de escrituração digital. Verificamos que é um projeto muito abrangente para as empresas, que traz muitos benefícios e acarreta muitas mudanças, e não só de legislação e formas de escrituração da empresa, mas sim mudanças de hábitos.

É necessário estar atento às mudanças que ocorrem frequentemente, pois estamos vivenciando a era do conhecimento e da informática, o que exige muito do capital intelectual e a procura de profissionais cada vez mais preparados para atender as novas exigências do fisco e do mercado.

O Contador deve seguir algumas características funcionais de conhecimentos técnicos e práticos sobre modelos de tomada de decisões, análises de risco, modelos de mensuração, técnicas de reporte, capacidade e técnica de pesquisa e a capacidade de alavancar e usar tecnologia. Também desenvolver modelos de comportamento profissional, capacidade de resolver problemas e tomar decisões, técnicas de relacionamento, liderança, comunicação, gerenciamento de projetos e capacidade de alavancar e usar tecnologia. E ainda ter um amplo entendimento de negócios de forma estratégica e crítica, ter conhecimentos segmentados por indústria, ter uma perspectiva e entendimento global e internacional, conhecer técnicas de gerenciamento de recursos, entender implicações legais e fiscais nos negócios, focalização em clientes e em marketing, e a capacidade de alavancar e usar tecnologia.

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas. Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e MERCOSUL), Contabilidade Aplicada à Logística e outras mais.

O profissional da área contábil é multitarefa, pois suas responsabilidades vão desde o controle do movimento financeiro de empresas, no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos até a realização de consultorias, auditorias e balanços, dentro e fora de sua empresa habitual.

O trabalho interno a sua empresa consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro. Nesse sentido, tem importante função para o controle de quanto uma empresa arrecada quanto gasta e oferece elementos para o cálculo dos lucros possíveis. Percebe-se, então, que a formação básica do Contador exige conhecimentos que passam por campos das ciências jurídicas, da área comercial e administrativa, além do raciocínio matemático.

Fora de seu ambiente empresarial, como prestador de serviços a outras organizações, o Contador pode realizar consultoria e aconselhar outras empresas quanto à forma de administrar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.

Outras funções relevantes são aquelas ligadas à perícia contábil, que consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros, e à auditoria, qual seja a análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro.

A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional, ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador. É uma área de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com