TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de Aprovação no Exame de Suficiência do CRC

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera de Taubaté - Unidade 1

Índice de Aprovação no Exame de Suficiência do CRC

Matemática Financeira e Estatística - Professor Flávio Theodoro

Resumo

Neste trabalho apresentaremos os resultados de uma pesquisa sobre o índice de aprovação no exame de suficiência do CRC, serão selecionados alunos  e ex alunos de forma aleatória para que  através dos conceitos de estatística, possamos definir  quais fatores interferem na aprovação ou reprova .


SUMÁRIO

1. Introdução ..................................................................................................................

2. Fundamentação Teórica .............................................................................................

2.1 Conceitos e Definições fundamentais na Estatística Descritiva ..............................

2.1.1 Populações.............................................................................................................

2.1.2 Amostra .................................................................................................................

2.2 Variáveis ...................................................................................................................

2.2.1 Variável Qualitativa ...............................................................................................

2.2.2 Variável Quantitativa .............................................................................................

2.3 Tabela .......................................................................................................................

2.3.1 Série Estatística .....................................................................................................

2.4 Gráficos ....................................................................................................................

2.4.1 Gráficos Estatísticos ..............................................................................................

2.4.2 Uso indevido de Gráficos ......................................................................................

2.5 Diagramas .................................................................................................................

2.5.1 Gráficos em Barras Horizontais .............................................................................

2.5.2 Gráficos em Barras Verticais (colunas) .................................................................

2.5.3 Gráficos em Barras Compostas .............................................................................

2.5.4 Gráficos em Colunas Superpostas .........................................................................

2.5.5 Gráficos em Linhas ou Lineares.............................................................................

2.5.6 Gráficos em Setores ou Pizza ................................................................................


1.Introdução

A estatística trata do conjunto de métodos para obtenção de dados, sua organização em tabelas e gráficos e a análise de dados.
Hoje a estatística se faz presente em quase todas as atividades do homem, principalmente com o desenvolvimento das calculadoras e dos computadores, que tornam mais ágeis os cálculos matemáticos. Podemos citar como exemplo uma pesquisa para determinar as intenções de votos numa eleição para prefeito de certa cidade, primeiro colhemos os dados, ou seja, as intenções de voto de uma parcela previamente escolhida da população em seguida organizaram esses dados, e por último fazemos a análise.
A partir de dados organizados, podemos obter informações importantes como fazer previsões, determinar tendências, que podem auxiliar na tomada de decisões, podendo assim elaborar planejamentos mais precisos. A Estatística subdivide-se em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial. Nosso objeto de estudo é a estatística descritiva, como o próprio nome já diz se preocupa em descrever os dados.
A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.
A tabela é um quadro que resume um conjunto de observações, enquanto os gráficos são formas de apresentação dos dados, cujo objetivo é o de produzir uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo.
Para ressaltar as tendências características observadas nas tabelas, isoladamente, ou em comparação com outras, é necessário expressar tais tendências através de números ou estatísticas. Estes números ou estatísticas são divididos em duas categorias: medidas de posição e medidas de dispersão.
Nesta pesquisa, veremos algumas noções de como organizar um grupo de dados em tabelas e de como construir gráficos a partir de seus dados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceitos e Definições fundamentais na Estatística Descritiva

2.1.1 Populações
São grupos, geralmente numerosos, os quais são primeiramente observados e cada elemento da população estatística recebe o nome de população estatística.

2.1.2 Amostra 

É o subconjunto dos elementos da população. Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população e classificam-se em finito ou infinito.
Finito: quando apresenta um número finito de elementos.
Exemplo: Um número de operários que trabalham em uma mineradora em uma determinada data.
Infinito: quando apresenta um número infinito de elementos.
Exemplo: As temperaturas nos diversos pontos do Brasil em determinado momento.
Quando o universo estatístico é infinito, não é possível fazer uma observação que abranja todos os seus elementos. Nesse caso recorre-se a amostra.

2.2 Variáveis 

É a característica que será observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que assumirá um valor diferente de elemento para cada elemento. 
Quanto ao nível de Mensuração as variáveis classificam-se em: variável qualitativa e variável quantitativa.

2.2.1 Variável Qualitativa

É uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades. Também são denominadas variáveis categóricas. As variáveis qualitativas subdividem-se em:
Variável qualitativa nominal: visa apenas identificar as categorias.
Variável qualitativa ordinal: visa ordenar as categorias.

2.2.2 Variável Quantitativa 
É uma variável que assume como possíveis valores, números. São também classificadas em: 
Variável quantitativa discreta: é uma variável que assume como possíveis valores números, em geral inteiros, formando um conjunto finito ou enumerável.
Variável quantitativa contínua: é uma variável que assume como possíveis valores números, em intervalos da reta real e, em geral, resultantes de mensurações.

2.3 Tabela

É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática.

2.3.1. Série Estatística

É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
Série Geográfica: Apresenta como elemento variável o fator geográfico. A época e o fato (espécie) são elementos fixos. Também é chamada de espacial, territorial ou de localização.
Séries Homógradas: são aquelas em que a variável descrita apresenta variação discreta ou descontínua. Podem ser do tipo temporal, geográfica ou específica.
Série Temporal: Identifica-se pelo caráter variável do fator cronológico. O local e a espécie (fenômeno) são elementos fixos. Esta série também é chamada de histórica ou evolutiva.
Série Específica: O caráter variável é apenas o fato ou espécie. Também é chamada de série categórica.
Séries Conjugadas:Também chamadas de tabelas de dupla entrada. São apropriadas à apresentação de duas ou mais séries de maneira conjugada, havendo duas ordens de classificação: uma horizontal e outra vertical. 

2.4. Gráficos

2.4.1 Gráficos Estatísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com