TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE A PANE, DE FRIEDRICH DÜRRENMATT

Por:   •  15/9/2022  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO META – UNIMETA GRADUAÇÃO EM DIREITO

ANÁLISE DE A PANE, DE FRIEDRICH DÜRRENMATT

Professor:

Me. Linneker Belinni Jovino Maia

Data de entrega:

20/11/2021

Disciplina:

Direito Civil – Parte Geral

Turma:

1˚/2˚

Leia com atenção as seguintes INSTRUÇÕES:

[pic 2]

QUESTÕES

QUESTÃO 01 – Os conflitos do âmbito jurídico exigem bastante cautela, sobretudo os de repercussão criminal, uma vez que têm o potencial de afetar um importantíssimo bem jurídico: a liberdade de locomoção, implicando na pena de prisão em caso de condenação por um crime. Na obra A pane, de Dürrenmatt, coloca-se um problema bastante conhecido e polêmico da área jurídica: a inocência de alguém é vinculada a uma verdade que é encontrada ou só depende de táticas sem compromisso com possíveis situações verdadeiras que a defesa utiliza? Posto isto, cite e comente uma passagem da obra em que essa problemática aparece. (1,0)

R= É possível identificar tal problemátia na citação do advogado de defesa quando fala:

- Tome nota, jovem amigo, inocência ou nâo, o que decide é a tática! Querer declarar-se inocente perante nosso tribunal é arriscar o pescoço, para dizer o mínimo; pelo contrário, o mais inteligente a fazer é ir logo se culpando por um crime.

QUESTÃO 02 – O Direito é um fenômeno social de alta complexidade por diversas razões, podendo-se citar a constante mudança das leis e a grande quantidade destas que acaba por impossibilitar conhecê-las na integralidade. No caso de Traps, em A pane, é possível perceber a não observância do cumprimento das leis comuns que devem ser utilizadas em julgamentos. Com base nisso, cite uma passagem da obra em que é possível observar o desprezo pela legislação e comente se existiriam consequências positivas ou negativas de tal atitude. (1,0)

R=

QUESTÃO 03 – A participação de Traps no julgamento fictício, talvez tenha sido motivada pelo desejo de ser um bom hóspede, contribuindo para o entretenimento daqueles anciãos que buscavam reviver, ainda que de forma simulada, suas antigas funções na área jurídica. Dürrenmatt, utiliza A pane, para criticar a noção de justiça, geralmente, concretizada pelos tribunais, mostrando que a realidade pode ser distorcida ou alterada drasticamente, representada pelo resultado trágico de toda a construção narrativa do julgamento até ao veredito condenatório contra Traps. Desse modo, cite uma passagem que mostra esse desfecho trágico ocorrido em A pane e explique qual foi a possível razão de ter assim acontecido. (1,0)

R= A passagem que mostra tal desfecho, é a que o promotor vira-se para o senhor Traps e questiona se ele e a senhora Gygax ainda são amigos, e então o senhor Traps responde que: Desde a morte de Gygax, não visitara mais a esposinha. Afinal não queria estragar a reputação da viúva. Tal resposta provocou, para seu espanto, uma nova onda de contentamento, fantâstica e incompreensível. Onde o senhor, Zon, o promotor público, a chegar ao entendimento que havia desvendado um assassinato, tramado de maneira tão refinada que naturalmente escapou de maneira brilhante à nossa justiça estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com