TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antinomia Jurídica

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA – FAROL

COORDENAÇÃO DE DIREITO

CARLA KATHILIN ALVES DE SOUZA

ANTINOMIA JURIDICA

Rolim de Moura – RO

2018

CARLA KATHILIN ALVES DE SOUZA

ANTINOMIA JURIDICA

Relatório de pesquisa apresentado à Faculdade de Rolim de Moura – Farol, como requisito parcial para obtenção de nota bimestral, sob a orientação do professor Eliabes Neves.

Rolim de Moura – RO

2018


1 – INTRODUÇÃO

 O presente trabalho foi elaborado pela acadêmica do primeiro período do curso de Direito. E tem como objeto de estudo a antinomia jurídica.

         A antinomia jurídica é a contradição de duas normas, validas e emanadas de autoridade competente.

  • No mesmo ordenamento.
  • No mesmo âmbito de validade.
  • Temporal
  • Espacial
  • Pessoal
  • Material
  •  Antinomia Jurídica.
  • Hierárquico
  • Cronológico
  •  Especialidade

Deve ser resolvida por meio dos critérios específicos, já que o hermeneuta (interprete) deve se valer de uma única norma para a solução de um determinado caso concreto, devendo eliminar as demais.

2 –  OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais

Esse trabalho tem em vista, de forma simples, contribuir no sentido de trazer clareza à alguns tópicos da Antinomia jurídica.

2.2 Objetivos específicos.

  • Conhecer como ter uma resolução da antinomia
  • Conhecer os fenômenos da antinomia.
  • Investigar a origem da antinomia
  • Salientar os tipos de antinomia

 3.1 Critérios para resolução da antinomia.

É necessário estabelecer critérios que permitam a coesão do ordenamento jurídico, afastando quaisquer incompatibilidades que, de início, poderiam equivocadamente se afigurar presentes.

Os três principais critérios de resolução de antinomias jurídicas: o hierárquico, o cronológico e o da especialidade. Pelo primeiro, as normas superiores devem prevalecer sobre as inferiores (lex superior); pelo segundo, as normas posteriores revogam as anteriores com ela incompatíveis (lex posterior); pelo último, as normas mais específicas afastam a incidência das normas mais gerais (lexspecialis).

Critério Cronológico: trata-se da prevalência da norma posterior, em caso de antinomia entre duas normas criadas ou vigoradas em dois momentos cronológicos distintos. Designa-se a este princípio o termo em latim "lex posterior derogat legi priori", ou seja, lei posterior derroga leis anteriores. O uso deste critério coaduna com os demais critérios temporais continuamente utilizados pelo Direito, encontrando-se lado a lado com o princípio da vigência e eficácia das normas.

Critério Hierárquico: consiste na preferência dada, em caso de antinomia, a uma norma portadora de status hierarquicamente superior ao seu par antinômico. Diversos exemplos são citáveis dentro do ordenamento brasileiro, como conflitos entre dispositivos constitucionais (hierarquicamente superiores) e leis ordinárias (hierarquicamente inferiores) ou entre leis ordinárias (hierarquicamente superiores) e decretos (hierarquicamente inferiores). Nomeia-se este princípio no latim "lex superior derogat legi inferiori", ou lei superior derroga leis inferiores.

Critério Específico: baseia-se na supremacia relativa a uma antinomia das normas mais específicas ao caso em questão. Desta forma, no caso da existência de duas normas incoerentes uma com a outra, verifica-se se ao dispor sobre o objeto conflituoso, uma delas possui caráter mais específico, em oposição a um caráter mais genérico. Diferente dos outros critérios, este possui certo grau de subjetividade, pois se em muitos casos é possível detectar facilmente o par "genérico/específico", em número significativo esta diferença se encontra difusa e difícil de localizar. Denomina-se também "lex specialis derogat legi generali", ou lei especial derroga leis genéricas.

        O critério hierárquico não se mostra aplicável no que atine à matéria constitucional. De fato, o Supremo Tribunal Federal já pacificou o entendimento de que não se mostra possível a declaração de inconstitucionalidade de norma proclamada pelo poder constituinte originário. Distintamente, o critério hierárquico é passível de aplicação diante da antinomia jurídica verificada entre emenda constitucional e norma constitucional qualificada como cláusula pétrea.

3.2 Histórico

A origem histórica do vocábulo antinomia, propriamente dita, nos remete ainda para Plutarco de Queronéia, em sua concepção arbitrar uma antinomia é quando existe um conflito de posições em que cada uma se apoia num modo de ver a mesma circunstância.

Na Grécia antiga, o palavra "antinomia" referia-se a uma técnica retórica pela qual o orador (jurídico) desenvolvia uma tese e, ao mesmo tempo, desenvolvia a negação dessa tese, defendendo ambas, mas de forma a levar o ouvinte a acreditar que ele mesmo escolheu uma das alternativas. A palavra era sinônimo de uma defesa irritante e era a marca da falta de objetividade dos advogados da antiguidade.

3.3 O Fenômeno da antinomia

A tragédia grega de Sófocles, Antígona, traduz bem o nascedouro da antinomia como fenômeno jurídico. A ideia central da peça, no bojo de uma discussão sobre antinomia entre direito natural e direito positivo, é se uma só mulher poderia questionar o Estado ou o Estado é inquestionável contra esta individualidade (privado versus público), ou seja, se Creonte deve escutar Antígona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com