TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa Ciência Política

Por:   •  13/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa 1

Seguindo os ensinamentos de Max Weber, Ricardo Corrêa Coelho[1] (2010:17) definiu o poder como a “capacidade que um indivíduo, ou grupo de indivíduos, tem de influenciar o comportamento de outras pessoas”. Além disso, Coelho sinalizou que o poder supõe quatro elementos: sujeito, objeto, meio e fim. A partir desta definição, podemos compreender, de um lado, os tipos de poder e a tipologia clássica das formas de governo, elaborados por Aristóteles, e, de outro lado, a descrição da tipologia moderna das formas de poder, elaborada por Norberto Bobbio, que também se baseou na obra de Weber para construir sua tipologia.

Considerando a importância de Weber na área das Ciências Sociais, sua definição sobre o Estado é a seguinte:

"Para nossa consideração, cabe, portanto, constatar o puramente conceitual: que o Estado moderno é uma associação de dominação institucional, que dentro de determinado território pretendeu com êxito monopolizar a coação física legítima como meio da dominação e reuniu para este fim, nas mãos de seus dirigentes, os meios materiais de organização, depois de desapropriar todos os funcionários estamentais autônomos que antes dispunham, por direito próprio, destes meios e de colocar-se, ele próprio, em seu lugar, representado por seus dirigentes supremos."

(WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 529)  

 

Após ler o material didático da disciplina, da página 13 a 26, elabore um texto a fim de explicar:

 - Quais são os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definidos.

- Quais são as formas de governo para Aristóteles e o que as caracteriza.

- Quais poderes constituem a tipologia moderna das formas de poder, segundo Norberto Bobbio, e como podem ser definidos.

- Qual a relação entre Estado e poder político.

Tamanho máximo de 2 páginas, fontes Times New Roman 12, espaço simples.

Bom trabalho!

 

R:

Para Aristóteles, há três tipos de poder existentes: o poder paterno, despótico e político.

O poder paterno é exercido pelo pai sobre o filho, porém de interesse do filho; o poder despótico exercido pelo senhor sobre o escravo, porém de interesse do senhor e o poder político exercido pelos governantes sobre os governados, mas  o sobre o interesse de ambos.

Para ele, tem três tipos de governo: governo de um só, governo de poucos e governo de muitos, e que são classificados em mau e bom governo.

O bom governo orientado para satisfazer o interesse de todos, tanto governantes e governados. Em relação ao bom governo, o governo que de um só e chamado de monarquia; o governo de pouco e chamado aristocracia, e o governo de muitos e chamado politeia.

O mau governo são formas de governo degeneradas, e orientadas para satisfazer o interesse do(s) governante(s). Em relação ao mau governo, o governo que de um só e chamado de tirania; o governo de pouco e chamado oligarquia, e o governo de muitos e chamada democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com