TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPRA FEITA FORA DO ESTABELECIMENTO E EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Por:   •  22/4/2021  •  Artigo  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI

MARLIZA MARIA LOURENÇO RISCAROLLI

COMPRA FEITA FORA DO ESTABELECIMENTO E EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Rio do Sul

2021


MARLIZA MARIA LOURENÇO RISCAROLLI

COMPRA FEITA FORA DO ESTABELECIMENTO E EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Artigo apresentado para a disciplina de Direito do Consumidor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

                                                                M.e Saul José Busnello (25173)

Rio do Sul

2021


Sumário

1 INTRODUÇÃO        5

2 DA COMPRA FEITA FORA DO ESTABELECIMENTO        6

2.1 considerações iniciais        6

2.2 PRAZOS DE REFLEXÃO E ARREPENDIMENTO        7

2.3 contagem do prazo        8

2.4 MANIFESTAÇÕES da desistência        9

3 empréstimos e financiamentos        9

3.1 considerações iniciais        10

3.2 todo tipo de contrato        11

3.3 JUROS DE MORA E TAXA EFETIVA        11

3.4 ACRÉSCIMOS LEGAIS        12

3.5 LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA        12

4 conSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS Bibliograficas        14


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho da disciplina de Direito do Consumidor, tem por objetivo analisar os contratos de produtos ou serviços realizados fora do estabelecimento, bem como os contratos de empréstimo e financiamento.

O Objetivo Institucional é a produção do Trabalho para a obtenção de nota na disciplina de Direito do Consumidor.

O objetivo geral deste trabalho é a compra feita fora do estabelecimento e os empréstimos e financiamentos

Os objetivos específicos são: a) analisar as compras feitas fora do estabelecimento; b) discutir sobre os contratos de empréstimos e financiamentos.

Na delimitação do tema levanta-se o seguinte problema: o Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos contratos de produtos ou serviços realizados fora do estabelecimento e dos contratos de empréstimos e financiamentos?

Para avaliar o problema levanta-se a seguinte hipótese: supõe-se que o Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos contratos de produtos ou serviços realizados fora do estabelecimento e dos contratos de empréstimos e financiamentos?

O método de abordagem a ser utilizado na elaboração desse trabalho será o indutivo; o método de procedimento será o monográfico.  O levantamento de dados será através da técnica da pesquisa bibliográfica.

Inicia-se o trabalho como será visto sobre os contratos de produtos e serviços realizados fora do estabelecimento, apontando breves considerações sobre o tema e demonstrando os prazos para reflexão e arrependimento da compra, o computo do prazo e quais os critérios para realizar a manifestação de desistência.

Em seguida, será tratado a respeito dos empréstimos e financiamentos, de modo a analisar os tipos de contrato, os juros de mora e taxas efetivas que podem ser cobrados, os acréscimos legais, o número e periodicidade das prestações e a respeito da liquidação antecipada do contrato.

O trabalho será encerrado com as considerações finais, onde serão apresentados pontos importantes do estudo em questão, e analisada a hipótese anteriormente arguida.


2 DA COMPRA FEITA FORA DO ESTABELECIMENTO

2.1 considerações iniciais

A proteção ao consumidor acerca das compras realizadas fora dos estabelecimentos comerciais deve ser observada, uma vez que fora deles, o consumidor encontra-se mais vulnerável. Nesses casos, a contratação de produtos ou serviços ocorrem por meio da internet, telefone ou canais de venda na televisão, onde o consumidor não tem contato físico com o produto contratado, razão pela qual é caracterizada a sua vulnerabilidade.[1]

 A falta de contato físico com o produto impossibilita que o consumidor confira a sua qualidade e características, bem como, deixe de analisar as condições da prestação de serviço.[2]

A formação do contrato fora do estabelecimento ocorre com a manifestação de vontade das partes, seja pela proposta ou oferta e a aceitação do fornecedor, aplicando-se desde já as normas consumeristas.[3]

Grande discussão ocorre acerca do estabelecimento. No meio físico, as lojas possuem estabelecimentos, já no meio on-line, possuem site eletrônico. Assim, há doutrinadores que reconhecem que as compras feitas pela internet são realizadas em estabelecimento empresarial, de forma que não há a aplicabilidade do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, que determina:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.[4]

Por outro lado, existem doutrinadores que entendem a aplicabilidade do referido artigo, uma vez que assim como nos estabelecimentos físicos, as compras feitas por meio eletrônico devem dar suporte aos consumidores que possam garantir as etapas da compra.[5]

Ressalta-se que os contratos realizados pela internet, não devem ser analisados de maneira isolada, sendo necessária uma análise dos agentes econômicos envolvidos e o segmento do produto ou serviço contratado.[6]

2.2 PRAZOS DE REFLEXÃO E ARREPENDIMENTO

Tem-se que os contratos realizados fora do estabelecimento, são caracterizados como um negócio de risco, onde o consumidor não possui contato direto com o produto, bem como não pode testa-lo, possuindo direito a desistência do contrato.[7] Assim, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor determina o prazo de 7 dias para o consumidor comunicar a sua desistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com