TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONEXÃO EXISTENTE ENTRE O DIREITO, AS EMOÇÕES E AS PALAVRAS

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA- UNOESC

ELISANDRA PELLIZZER

A CONEXÃO EXISTENTE ENTRE O DIREITO, AS EMOÇÕES E AS PALAVRAS

Xanxerê

2017

ELISANDRA PELLIZZER

A CONEXÃO EXISTENTE ENTRE O DIREITO, AS EMOÇÕES E AS PALAVRAS

Trabalho da disciplina de Teoria Geral do Direito, Curso de Direito. Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê.

Professor: IVAN LUIZ PICCOLLI

Xanxerê

2017

        A linguagem tanto falada como escrita é muito importante, principalmente para o profissional de direito. Com ela, conseguimos demostrar nossas emoções e sentimentos. Também é preciso muita dedicação para conseguir falar corretamente, pronunciar bem as palavras e ser um bom orador.

        O principal instrumento que o operador de direito vai usar para se comunicar é a linguagem, sua única “arma” para que possa concretizar seu conhecimento e interagir com as pessoas. Se usada com sabedoria é uma grande aliada, podendo assim levar a vitórias. Se for usada de uma forma inadequada ou indevida, as consequências não serão tão boas, podendo acarretar em uma derrota.

        Desta forma, os operadores do Direito, desde o início da sua formação, devem dar uma atenção especial ao estudo da nossa Língua Portuguesa, para que haja uma contribuição efetiva no sentido de que o Direito seja um pouco mais acessível a todos. Os estudantes de Direito, unidos com suas entidades formadoras tem essa responsabilidade, uma vez que faz parte do papel desses profissionais, como transformadores da sociedade, se fazerem entender por todos.

        O advogado, mais do que qualquer operador do Direito, deve procurar melhorar seu vocabulário, procurando utilizar sempre o termo mais adequado a cada situação. A linguagem jurídica exige que os termos estejam sempre em seus devidos lugares, ou seja, empregados especificamente para a situação determinada. Podemos destacar que um repertório verbal preciso e tecnicamente adequado somente se adquire ao longo de muita leitura e pesquisa.

        Além disso, quero ressaltar que a linguagem precisa ser civilizada. É possível ser firme e elegante, destemido e gentil. Muitas vezes, nos deixamos levar por nossos sentimentos e não analisamos a situação em que estamos envolvidos, é ai que mora o perigo. Pois podemos agir sem pensar e sem medir as consequências.

Como seres humanos, normais, que cometem erros, por muitas vezes não sabemos controlar o que sentimos. Mas, como profissionais, temos esse dever. Se não agirmos com cautela, podemos perder as melhores causas.

        É preciso cultivar sentimentos bons, se uma pessoa te atacar com palavras hostis não devolva na mesma moeda, mostre que você é diferente, que é acima de tudo um bom profissional. No começo será difícil, mas com o tempo adquirimos maturidade e vemos que revidar não é a melhor forma de resolver um problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com