TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTESTAÇÃO À RECLAMATÓRIA TRABALHISTA

Por:   •  14/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 19ª VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE MACEIO/AL.

Autos nº. (...)

Reclamante: João 

Reclamada: AKY CALÇADOS 

AKY CALÇADOS, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ 00.434.679/0001-27, com sede à Rua da Frente, n° 1034, Centro, CEP 59.500-000, Maceio/AL, por procurador inscrito com OAB/___, que junta neste ato instrumento de procuração ad judicia, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência com fundamento nos art. 847da CLT e 335 do CPC, para apresentar defesa na forma de:

CONTESTAÇÃO À RECLAMATÓRIA TRABALHISTA

que lhe move JOÃO, já qualificado nos autos pelos fatos e fundamentos de direito que a seguir passa a expor:

I - SÍNTESE DOS FATOS

O Reclamante aduz em sua petição inicial que celebrou contrato de trabalho por tempo indeterminado com a Reclamada, iniciando o labor em 12/01/2016 na cidade de sede da Empresa em Maceió. ficando acordado entre as partes o valor mensal de R$ 1.200,00. Alegando que trabalhou todos os dias de segunda a sábado das 8hs às 18hs sem recebimento de horas extras e que fora demitido sem justa causa em 25/04/2017, bem como que não foi cumprido o aviso prévio.

Nesse sentido, insta esclarecer que o reclamante tinha um dia de folga quinzenal, a qual frequentemente ocorria aos sábados e que o mesmo recebia R4 200,00 a título de vale refeição, conforme consta nos demonstrativos de pagamento, assinados pelo reclamante. Já com relação a demissão, esta se deu pelo fato de inúmeras advertências em virtude de atrasos no cumprimento do horário estabelecido, bem como, a utilização de aparelho celular em horário de trabalho.

Importante registrar que desde o dia 05/05/2017 o reclamante teve seu salário a disposição, através de contracheque, como de costume, mas o mesmo não compareceu para devido recebimento.

É o relatório.

DA DEFESA DO MERITO

Realmente, o reclamante foi admitida no período alegado e para exercer função X e sempre recebendo como salario a importância de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), a data da demissão também corresponde com o período que o mesmo alegou. No entanto com relação às demais informações contidas na inicial, a reclamada não concorda com o que foi alegado, diante disto passo a contestar a seguir.

AUSÊNCIA DA BAIXA NA CTPS

O reclamante alega que ainda não foi dado baixa na CTPS, acontece que desde o dia que se findou o contrato a reclamada vem solicitando ao reclamante a sua carteira de trabalho e desde então o mesmo não a apresentou.

A falta de baixa na CTPS é única e exclusiva do reclamante, portanto a reclamada afirme que no momento que esta for apresentada será dado baixo e que só depende do reclamante apresentá-la.

 DO AVISO PREVIO INDENIZADO

O reclamante alegou a demissão sem justa, no entanto o motivo para a sua demissão não foi injusto tendo em vista que o reclamante não era cumpridor do horário de serviço, não estava rendendo no trabalho, e no contrato (copia em anexo) a falta de rendimento gera justa causa, sem contar que muitas vezes o mesmo foi chamado atenção por uso excessivo de aparelho celular fora de hora, e por algumas vezes chegar em estado de embriaguez logo após o horário de almoço, pela má forma de tratar os clientes, e costumava sair do emprego antes do horário estipulado em contrato.

Assim, a demissão se deu por justa causa, como são muitas e notórias a demissão se deu por justa causa, e a reclamada pode provar tudo que alega, portanto o reclamante não faz jus ao aviso prévio indenizado.

DAS FÉRIAS

O reclamante alega ter direito a receber os cinco meses trabalhados no ano de 2017, acontece que esse direito prescreve a partir do momento em que a demissão se da por justa causa o que foi o caso do reclamante de acordo com o artigo 146 parágrafo único da CLT.

       Art. 146 - Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977

Parágrafo único - Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977

Lendo o artigo podemos vê claramente que o que o reclamante pede se torna improcedente tendo em vista sua demissão por justa causa, então o mesmo não faz jus ao direito de receber férias proporcionais.

13° SALARIO PROPORCIONAL

O reclamante requer a gratificação natalina proporcional, 13° salário proporcional, acontece excelência que o mesmo foi demitido por justa causa, como acima descrito, nesse caso não tem direito a 13° salário proporcional .

Assim peço que desconsidera o pedido do reclamante em designar o pagamento do 13° salário proporcional.

FGTS + MULTA DOS 40%

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Vale ressaltar que é só em casos de sem justa causa o que não ocorre com o reclamante, portanto o mesmo não possui o direito de receber o FGTS.A multa dos 40% sobre o valor depositado do FGTS também não deve ser considerada por vossa excelência tendo em vista que só se aplica em casos de demissão sem justa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com