TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição Federal garante aos Estados

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: DEBORA SIXEL BOMFIM MOREIRA

 

  1. O §1° do art. 20 da Constituição Federal garante aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e outros recursos minerais no respectivo território, ou compensação financeira por essa exploração, matéria regulamentada pela Lei n° 7.990/89. Considerando a classificação doutrinária relativamente aos ingressos públicos, como poderíamos classificar a apontada previsão de recursos? O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do MS 24.312, firmou entendimento a respeito da matéria. Esse entendimento coaduna com o da doutrina? Justifique sua resposta. 

Para contextualizarmos, a receita pública originária são receitas que decorrem da própria exploração dos bens e serviços do Estado ou do recebimento de recursos provindos voluntariamente do particular. Desse modo, o art. 20, §1 da CF/88 prevê que os royalties são direito subjetivo público dos municípios e estados produtores e afetados, dado que estes são a compensação financeira provenientes da exploração. Desse modo, conforme o Supremo Tribunal Federal, foi firmado que os Royalties se referem a receita pública originária, considerando a participação ou compensação aos Estados, Distrito Federal e Municípios no resultado da exploração de petróleo, xisto betuminoso e gás natural. Portanto, são receitas originárias dos entes federativos acima mencionados.

  1. Para além da atividade arrecadatória, o Estado pode buscar com a arrecadação reequilibrar desigualdades econômicas, estimular determinadas atividades ou mesmo coibir certas condutas. Quando o Estado utiliza a Receita Pública para atingir os objetivos mencionados acima a receita arrecadada enquadra-se em qual classificação? Exemplifique. 

A classificação é de extrafiscal quando a receita pública é utilizada com o fim de reequilibrar desigualdades econômicas, estimular atividades ou coibir condutas. Temos como um exemplo a se mencionar, as multas de trânsito, usadas com o objetivo extrafiscal, sendo sem o objetivo arrecadatório, e sim de penalizar as infrações de trânsito.

  1. A Lei estadual nº 6.846/95, do Estado do Rio Grande do Norte, instituiu Taxa de Segurança Pública, cobrada em razão da necessidade de segurança para eventos de natureza privada com reunião e aglomeração de pessoas em vias públicas, definindo como contribuinte o organizador do evento que, no momento da obtenção do alvará público para realização do evento, deveria recolher o tributo. Considerando as características da taxa, trata-se de tributo (in)constitucional? Justifique e fundamente. 

As taxas são tributos vinculados a uma atividade estatal dirigida a um a um sujeito identificável, ou identificado, quer seja pelo poder de fiscalização, quer seja por um serviço público específico e divisível posto à disposição do contribuinte. Portanto, sim, este é caracterizado como um tributo inconstitucional, vez que a atividade de segurança pública é serviço público geral e indivisível, pelo que não se submete á cobrança de taxa de segurança para eventos. Conforme a CF/88, é dever do Estado atuar com seus próprios recursos, sem exigir contraprestação específica dos cidadãos para prestar esses serviços de segurança. Os serviços de policiamento ostensivo e investigativo, a cargo das polícias militar e civil dos Estados, prestados de forma geral e indistinta a toda coletividade, devem ser financiados por impostos e não por meio de taxas de segurança. Dessa maneira, as taxas não envolvem serviços de utilidade genérica, que aproveitam indistintamente toda a coletividade, não se podendo definir quanto cada uma das pessoas aproveitou ou fruiu daquele serviço.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com