TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Mundo Contemporâneo

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira de Direito                                                                                                                                                                       Disciplina: Formação do Mundo Contemporâneo.                                                                                                Prof. Juliana de Souza Soares

1º Período – Noite

Grupo: Mateus Assis, Milton Leão, Lauro Eleno, Rodolfo Finamor, Rodrigo Garcia, Pedro Lucena e Pedro Lisboa.

-Estudo Dirigido ( Aula de 07/04 ):

  • No aspecto legal, o futebol pode sim ser um espaço de manifestação política, porque é garantido aos cidadãos pela constituição. No entanto, no âmbito moral, existe uma ambiguidade; bem como as manifestações políticas no futebol podem servir, eticamente, para conscientizar uma grande parcela do povo, já que é considerado o ópio da nação, as manifestações podem, também, ofender o espaço privado de um outro que não concorda com as manifestações políticas que estão sendo feitas.
  • As torcidas organizadas além de servirem ao nome dos times, são também utilizadas para fazerem protestos onde tratam de assuntos políticos e sociais. Um exemplo claro são as vaias que a ex- presidenta ouviu em alguns discursos em jogos de futebol e a apatia que algumas pessoas sentem por alguns times que são presididos por políticos cuja honestidade é contestada. A política está se infiltrando nos campos de pouco a pouco e já vem fazendo diferença ao longo dos anos.
  • A criminalização da torcida organizada apresenta benefícios e malefícios

no meio do esporte. Para o torcedor comum, a criminalização da mesma irá

trazer segurança na medida em que a proibição da entrada no estádio e em

aglomerações impedirá brigas e confusões praticadas por determinados

indivíduos que podem vir a prejudicar a integridade física e o lazer de terceiros. Porém, vale ressaltar que a presença da torcida organizada é de suma importância no aspecto social, onde sua influência poderia ser usada de forma positiva para alavancar movimentos e campanhas para arrecadação, anti-racismo/homofobia/violência e promover a união de classes em prol do  time e de uma causa político-social, sendo esta partidária ou não e

constitucionalmente válida. Existe um fator de elitização que é também proposto pela mídia ao demonstrar que todos os membros das torcidas organizadas são criminosos, essa visão equivocada causa o aumento do valor do ingresso pela maioria dos componentes das torcidas organizadas possuírem uma renda mais baixa, causando uma diferenciação socioeconômica, desmoralizando e invalidando todos os aspectos que poderiam ser benéficos ao time e aos seus torcedores.

-Pergunta para o seminário ( Aula de 07/04 ):

  • Tendo em vista apenas o aspecto moral (ou seja, para além da constituição que garante o direito a manifestação) como vocês veem a manifestação no estádio enquanto invasão do espaço do outro? Afinal, qual o limite de se manifestar sem invadir o espaço particular de cada torcedor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com