TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Mundo Contemporâneo

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Formação do Mundo contemporâneo

  1. A transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu com o enfraquecimento das instituições medievais e a grande transformação econômica ocorrida foi o inicio da era mercantilista.

A crise na estrutura da sociedade feudal ocorreu quando as relações de produção servis se se tornaram insuficientes para o crescimento econômico (comércio e expansão marítima) que estava ocorrendo na época, era preciso novas relações ajustadas ao modo de produção em ascensão, o capitalismo. Estas relações de produção eram as assalariadas.

Numa economia que tendia cada vez mais para o caráter comercial e urbano, era importante a padronização monetária, como também a centralização da defesa militar e elaboração de leis nacionais.

Nessa época da Revolução, revela-se a preocupação dos proprietários ameaçados em várias frentes pela abolição dos direitos feudais, seguindo-se a circulação de assignats e a reforma do sistema fiscal.

  1. Joseph Gounon, rico, comerciante, nasceu em Toulouse em 1725, ascendeu à nobreza através do capiloulat (magistratura municipal) e da compra de uma senhoria, casou com uma jovem de família de magistrados de cargos municipais.

Ficou viúvo bastante cedo, assim passou boa parte do seu tempo livre a cuidar dos três filhos que tivera, da qual tinha um apreço imenso e carinho.  

Obteve bom um desenvolvimento intelectual, tinha um gosto apurado pelas ciências naturais, competência como administradora e interesse enorme em negócios públicos, da qual grande parte resolveu em Versalhes, e como deputado participou em Narbonne da Assembléia dos Estados de Languedoc.

Joseph, assim como outros nobres e enobrecidos, revelaram preocupações com a revolução, em 1790, enviaram uma proposta ou promessa de lealdade ao rei e a Assembleia, e de pouco a pouco se retira da vida pública.

Em 1792, a República proclamada propõe fundar uma nova sociedade baseada no contrato social, os Gounon se sentem acuados, a destruição do antigo regime os transformaria em rebeldes, então teria que se adaptar ao contexto e limitar a cidadão patriota, Joseph refugiou-se na sua propriedade de Fourquevaux, perto de Toulouse.

Joseph escreve uma carta em 1797, falando da crise política e monetária e prisões de suspeitos.

       

           As características do antigo regime:

  • Tradições de famílias
  • Posse de terras
  • Cargos públicos para os nobres ou enobrecidos
  • Cidades onde predominavam o parlamento e a riqueza agrária
  • Gestão do próprio patrimônio
  • Burocracia despótica
  • A nobreza acima dos demais

  1. Uma das características da cidadania moderna é ter como forma de governo a república que tem como base o cuidado com a coisa de todos. Além disso, a cidadania moderna defende os ideais coletivos, o bem comum e a vontade geral, dessa forma, ela compete aquilo que é de interesse público. Os direitos associados à essa cidadania são: os direitos à propriedade privada, que garante ao indivíduo aquilo que lhe é devido; o direito a liberdade, que é exercida na media em que o individuo participa da vida política; e a igualdade de todos perante a lei. A corrente que garantiu esses direitos foi a corrente iluminista que pregava os ideais de igualdade liberdade e fraternidade.

  1. Nas Revoluções ocorridas foram de total desacordo com os ideais da elite, pois a em via de regra todas as Revoluções tinham como ideal a mudança na sociedade, mesmo que com outros ideais acobertados.
  • 1789 - Obrigadas a considerar as relações do homem e da sociedade, é um problema principal na perspectiva de reformulação do sistema politico e de proclamação dos direitos do homem, ampliação dos privilégios do cidadão do que o possível transbordamento do Estado em seu próprio território.
  • 1792 - Renovação revolucionária: Obrigadas afrontar  as exigências do Estado; sociedade igualitária, burocracias( exigências de documentos, respeitar prescrições e regulamentos; imposição como imperativo a reputação de patriota para tanto é preciso ostentar gestos de adesão tomando o cuidado de registrá-los legalmente; adotam conduta adequadas e linguagem patriótica; preocupação com a preservação da vida e os bens; politica de anulação e afastamento da sena publica ; risco da eliminação da vida privada e possibilidade da perca de direitos e privilégios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com