TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Herança deixada por Portugal

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

Herança deixada por Portugal.

       Desde a chegada em dos portugueses em 1500 e a colonização em 1530 há 1580 onde o período do colonização se tornou extremamente forte, Portugal teve um só objetivo que foi: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Assim fez a extinção quase por completa, da cultura, costumes, religião e senso que vivência indígena, dos 3 milhões há 5 milhões de índios, divididos em 1.400 tribos segundo historiadores.

      Com a extinção de quase todos os índios, e as embarcações vindas da África com milhões de escravos, nasce a miscigenação de raças e cultura entre brancos, índios e negros. Fazendo-se imperar a cultura dominante, religião portuguesa suas regras, e seus costumes.

       Exercendo a herança deixada por Portugal, no período de colonização do Brasil, faze-se presente até hoje com seus lado positivos e negativos.

 Pontos Positivos.

- Linguagem

- Religião predominante o Catolisismo.

- O reconhecimento da igreja, como todos somos iguais, inserido na constituição.

- Folia de reis segundo a cultura da  igreja católica, vinda de Portugal

- Festa junina.

-Movimentos artísticos como o renascentismo, maneirismo,neoclassicismo.

-Arte eruditá em sua totalidade.

- Culinária, folclore, artesanato e música.

Pontos negativos.

-Dependência do estado, que não possui verbas para investir e estimular o crescimento empresarial, como era feito de certa forma na época da colonização.

-A separação, a exclusão de negros e indígena, perante a sociedade  o chamado  '' racismo''.

-Fabricação de cordialidade falsa, buscando só seu próprio benefício.

-Tratados e alianças mal sucedidas.

 -Pelo Código Civil, o índio não tem direito à propriedade da terra das reservas. Ele tem a posse e o direito de usar o que nela existir (água, flora, fauna e minérios).

Eduardo Bueno

   

     Jornalista, apresentador, escritor, e tradutor. Naceu em 30 de maio de 1958 (56 anos), de Porto Alegre. Como tradutor, seu trabalho pode ser conferido em On the Road / Pé na Estrada, de Jack Kerouac. O livro deflagrou a onda da literatura beat no Brasil e vendeu mais de 150 mil exemplares. Ao todo, Bueno traduziu 22 livros. Como editor, Bueno já trabalhou em mais de 200 títulos, colaborando com algumas das principais editoras brasileiras. Foi escolhido o melhor editor do ano, em 1984, pela revista Istoé, quando trabalhava para L&PM Editores. Como jornalista, trabalhou em praticamente todos os jornais, revistas e emissoras de televisão do país, entre as quais TV Globo, Manchete, TV Cultura, TV-Rs, jornais O Estado de S. Paulo, Zero Hora e vários outros. Eduardo Bueno também já escreveu vários roteiros de TV e cinema. Autor da coleção Terra Brasilis–sobre a história colonial do Brasil.

 

     Eduardo Bueno se tornou o maior fenômeno editorial do país nos últimos dois anos. Juntos, os três títulos da coleção –Viagem do Descobrimento, Náufragos, Traficantes e Degredados e Capitães do Brasil venderam mais de 400 mil exemplares. Eduardo Bueno já teve antes outros sucessos editoriais: ele é o autor de Blá, Blá, Blá a biografia autorizada dos Mamonas Assassinas, que vendeu mais de 100 mil exemplares. Em seus livros Eduardo Bueno adora contar os fatos em forma de contos que se tornam populares, entre o meio acadêmico. Um dos seus contos mais interessantes e o questionamento, do ''porque até o nosso pão e francês? ''

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com