TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do direito no Brasil

Por:   •  22/4/2018  •  Dissertação  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

História do direito no Brasil - aula 06.05.2017

Direito do trabalho no Brasil 

  • Escravidão de 1988 - decreto 1903
  • 1934- Getúlio Vargas
  • Constituição  de 1937
  • CLT - 1943 - Consolidação das leis trabalhistas 
  • Constituição de 1988
  • Cláusulas pétreas 
  • Art. 7 a 11 CF/88

Durante a escravidão o trabalho era caracterizado por uma mão de obra que também era propriedade.

A mão de obra não era remunerada e tudo era feito em troca de abrigo e alimento.

O empregador também tinha direito de vida e morte sobre o empregado. Podendo puni-lo como bem entendesse. Relação de trabalho abusiva. Todo trabalho trocado por alimento, água e abrigo, fazia isso apenas para manter o trabalho dele.

Não havia regras trabalhistas e nem limites ao empregador.

O primeiro decreto no Brasil que falou sobre direito trabalhista foi em 1903 para regular a situação dos ex escravos. Pois era propriedade dos senhores, foram liberados mas ficaram à mercê da sociedade. O decreto estabeleceu alguns limites para trabalharem.

H

A primeira autoridade brasileira que se preocupou com o direito do trabalho foi Vargas com a constituição de 1934, que foi outorgada.

O direito do trabalho surgiu na revolução industrial, para  proteger a classe econômica/burguesia. Pois os empregados estavam morrendo diante das condições longas e extremas de trabalho e dessa forma não havia consumismo. Não havia tempo para a classe trabalhadora consumir.

As melhores regras trabalhistas estão na França. Por exemplo: o direito de greve surgiu na franca. 

Primeira lei trabalhista no brasil foi a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas em 1943. A CLT que criou a justiça do trabalho. No brasil temos duas justiças: comum é especial (trabalho, militar e eleitoral). Em relação a justiça do trabalho sua estrutura é dividida em:  TST - TRT - JT (Juiz do trabalho)

Juiz do trabalho - 1a instância - age apenas se for provocado. Dentro do processo, pode agir ex-oficio (vontade própria), mas não pode criar processo. O processo é sentenciado/julgado por uma pessoa apenas - o juiz.

TRT - o juiz é promovido e vira desembargador. Os processos são julgados por um grupo (desembargadores) - sentam juntos para julgar e o voto da maioria vence. A decisão é chamada de Acórdão. 

TST -  Formado por ministros escolhidos pelo presidente da república, aprovado pelo Senado Federal. 

Até 2004 a justiça do trabalho só cuidava da relação de emprego. O que foi alterado com a emenda 45/2004. 

Dentro da justiça do trabalho há várias categorias de relações de trabalho.( trabalho doméstico, voluntário, estagiário, relações empregado/empregador, etc.)

Assim, o emprego é um tipo de trabalho. Logo, a justiça do trabalho cuida do emprego. 

Quem cuida das relações de trabalho do servidor público estadual é a justiça comum, sendo servidor federal, a justiça federal. Ou seja, o servidor público regido por um estatuto vai ser processado e julgado pela justiça comum (Federal ou estadual) e goza de estabilidade e não pela justiça do trabalho. Diante disso, todas as relações de trabalho serão julgadas pela justiça do trabalho, exceto servidor público estatutário.

REDA - Regime Especial de Direito Administrativo- é uma seleção pública que possui prazo determinado de entrada e saída, ao contrário de concurso público que não possui prazo. Quem está no REDA é equiparado ao servidor público estatutário e será julgado pela justiça comum federal ou estadual. 

A primeira constituição que falou sobre as leis trabalhistas foi a de 1943, mas a que trouxe melhorias para o trabalhador foi a de 1988, deixando a CLT desatualizada. Hoje quem rege o direito do trabalho no Brasil será a Constituição Federal, as leis trabalhistas especiais e as súmulas do TST. 

Súmulas são pensamentos do tribunal em relação a um assunto específico, conhecido como orientação jurisprudencial. Ou seja, são orientações e não são obrigatórias. Ao contrario das súmulas do TST que são normativas e obrigatórias - em razão de ausência normativa, pois a CLT está desatualizada.

Todos os tribunais superiores ( TST, TSE, STJ, STF) possuem súmulas, mas apenas as do STF são vinculantes - que é o pensamento do tribunal superior que vira obrigatório, ou seja, funciona como uma norma, porque é obrigatória aos juízes de primeiro grau, mas não chega a ser norma porque é feita pelo judiciário que não pode legislar. 

Hodiernamente, o direito do trabalho preza pela dignidade da pessoa humana do trabalhador. Dignidade física e emocional. Esse cuidado passou a existir a partir de 2004, com a emenda 45, que alterou uma parte da CF, tendo agora danos patrimoniais, quanto morais. 

Assédio sexual - de cunho sexual do superior para o empregado ou moral quando o chefe humilha.

Assédio moral - entre colegas pq n há risco de prejuízo, há insatisfação moral, mas n há risco de demissão, por exemplo. 

Os processos de assédio correm em segredo de justiça. 

DIREITO DO TRABALHO.  - aula 15/05/2017

As regras do direito trabalhistas estão no art. 7º ao 11.

Existe uma igualdade entre os trabalhadores urbanos e rurais.

Cláusulas Pétreas - são cláusulas que não podem ser removidas/abolida da constituição, mas podem ser alteradas e dentre elas estão os direitos trabalhistas.

CF Art. 60, §4°

I - a forma federativa do Estado

II - voto direto, secreto, universal e periódico.

III - a separação dos Poderes

IV - os direitos e garantias individuais.

 As cláusulas pétreas estão no art. 5º ao 17 da CF, que não podem ser abolidos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com