TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

Por:   •  8/6/2017  •  Artigo  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

GUIMARÃES, Amanda Dias

BARBOSA, Regiane da Silva Vieira

BALBINO, Michelle Lucas Cardoso

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da preservação da água, pois com o passar dos anos a situação tem se agravado ainda mais, como exemplo o desmatamento, a poluição e o desperdício. Esses são alguns fatores que contribui para o fim de sua existência, assim, deve-se cuidar bem dela, pois é fonte de vida para os seres vivos do planeta. A água desde o princípio é um dos elementos mais importantes na vida da humanidade, e que infelizmente vem sendo utilizada muitas vezes de forma incorreta. Com isso acaba fazendo a vida no planeta se tornar mais difícil, pois com o aumento constante da poluição nos rios, o desmatamento e o desperdício indevido da água, coloca-se a vida do planeta em risco e com uma grande chance de faltar água no futuro.

Palavras-chave: Falta de água. Desperdício. Poluição.

1 INTRODUÇÃO

A água desde o princípio é um dos elementos mais importantes na vida da humanidade, e que infelizmente vem sendo utilizada muitas vezes de forma incorreta. Com isso acaba fazendo a vida no planeta se tornar mais difícil, pois com o aumento constante da poluição nos rios, o desmatamento e o desperdício indevido da água, coloca-se a vida do planeta em risco e com uma grande chance de faltar água no futuro.

A escassez da água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Em um dos países mais ricos em água doce do planeta Terra, as cidades enfrentam as crises de fornecimento das quais não escapam as da Região Norte onde esta localizada a maior parte de água do Brasil.

Surge, assim, a problemática que nortear o presente trabalho, qual seja: “Qual a importância da preservação da água?”.

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da preservação da água, pois com o passar dos anos a situação tem se agravado ainda mais, como exemplo o desmatamento, a poluição e o desperdício. Esses são alguns fatores que contribui para o fim de sua existência, assim, deve-se cuidar bem dela, pois é fonte de vida para os seres vivos do planeta.

Assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de ampliar conhecimentos sobre a água, e tem-se que conscientizar a população que a água é um recurso natural limitado e não pode ser desperdiçada, se não houver consciência por parte das pessoas, as gerações futuras irão sofrer com a falta de recursos hídricos, por causa do mau uso e do descaso.

1 A CAUSA DA ESCASSEZ DA ÁGUA

Neste tópico serão apontados os seguintes pontos sobre a escassez da água, ao qual há muitos anos já vem sendo enfrentados pelos nordestinos, mas desta vez saiu um pouco do que se esperava acontecer, ocorrendo à falta de recursos hídricos na principal região do país, a Região Sudeste.    

Devido à falta de chuvas e a poluição constante essa crise da falta de água esta em acréscimo, conceitua-se que a escassez tem levado governos do mundo todo a reorganizar o ambiente institucional, definindo novos direitos de propriedade por meio de um sistema de gestão participativo e descentralizado que estimule a utilização do recurso de forma racional (SCARE, 2003).

Nos últimos anos a população esta abandonando a zona rural, e voltando mais para as grandes metrópoles e capitais, causando um abandono generalizado da zona rural, pelo devido fato de que nas cidades a renda perca pita é maior, tornando mais fácil a busca de se sobreviver. A população rural que se muda vão ocupando lugares mais ao redor da cidade, como por exemplo; nas periferias e nas favelas. Com este crescimento descontrolado da população, os problemas nas favelas só vêm aumentando, não tem saneamento básico, o esgoto fica a deriva nos rios e córregos que por eles passam, o lixo também fica a céu aberto trazendo inúmeros problemas para a cidade e para a sociedade, tanto na questão de organização social, saúde, transporte, escola, etc. (TUCCI, 2008).

Observa-se que com o aumento populacional aglomerado, a falta de planejamento nas cidades, falta de chuvas, e o acréscimo constante de transportes nas ultimas décadas, tem se notado um aumento significativo na poluição, todos estes fatores têm contribuído, de forma significativa na poluição e escassez da água. Portanto evidencia-se a falta de conscientização da população, onde se referem ao lixo; descartando-o de maneira incorreta, jogando em encostas, a deriva em margens de rios, jogando nas ruas de qualquer forma. Dai quando vem à chuva, aglomeram-se o lixo nas bocas de lobos (bueiros), entupindo os mesmos, prejudicando assim toda a sociedade em volta, com enchentes, doenças, etc. (TUCCI, 2007).

Assim, a água acaba chegando aos rios e córregos completamente poluídos, e muita das vezes impossível de ser tratada para ser utilizada.

As consequências dessa falta de planejamento e regulamentação são sentidas em praticamente todas as cidades de médio e grande porte do País. Depois que o espaço urbano fica densamente ocupado, as soluções disponíveis de controle de enchente são extremamente caras, tais como canalizações, diques com bombeamento, reversões, barragens, entre outros. (TUCCI, 2001, p.73)

As enchentes ampliadas pela urbanização, em geral, ocorrem em bacias de pequeno porte, de alguns quilômetros quadrados. Evidentemente que as exceções são as grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, onde o problema abrange cerca de 800 km2. Nas grandes bacias, existe o efeito da combinação da drenagem dos vários canais de macrodrenagem, que são influenciados pela distribuição temporal e espacial das precipitações máximas. (TUCCI, 2001, p.19)

Portanto, em alguns locais enfrentam a falta de água, mas pela falta da chuva, como na Região Nordeste e em outras partes também passa por esta dificuldade, mas pelo mau uso, pela poluição, esgoto, fábricas com grandes números de fumaças químicas e lixos despejados em locais incorretos como na Região Sudeste, em especial o estado São Paulo (TUCCI, 2007).

Com base no texto, conclui-se o grande problema da falta de água, é o mau uso devido o aumento da população urbana, a falta de saneamento básico, a estrutura que não tem para receber os cidadãos que vem da zona rural que na maioria das vezes vem em busca de melhoria de vida, como educação, saúde, e uma renda digna. E isso gera um impacto ambiental muito grande. Diante dos fatos se tem o questionamento do por que da importância da preservação da água?

3 A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR A ÁGUA

Neste capitulo serão apontado à importância de se preservar a água. Diante de tudo que existe de mais importante no mundo à água é o principal, e o essencial. A quantidade de água existente no planeta terra é muito densa, porem não é a mesma quantidade em peso que podem ser utilizadas para o consumo próprio. Então a humanidade precisa se conscientizar, pois não tem muita água doce para ficarem esbanjando como esta acontecendo nas últimas décadas. Sendo assim é indispensável que se economize água para que não haja ausência da mesma em um futuro próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com