TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância e Papel Estratégico do Advogado na Mediação

Por:   •  12/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Importância e papel estratégico do Advogado na Mediação.

A mediação consiste em uma negociação assistida, caracterizada pela não adversidade, voluntariedade, imparcialidade, independência e sigilo, que envolve a intervenção solicitada e aceita de um terceiro. As decisões permanecem sob a responsabilidade dos envolvidos no conflito, ou seja, o mecanismo ocorre por meio da participação de um especialista em comunicação e negociação, cuja função é facilitar a comunicação entre as pessoas em litígios e ajuda-las alcançar uma solução de benefícios e satisfação mútuos.

O advogado na mediação, exerce um papel estratégico antes e depois do conflito. Antes do conflito o advogado deve analisar a relação jurídica que é trazida para ele pelo cliente, e elaborar um contrato. Nesse contrato ele deve escolher o método de solução de futuras disputas e elaborar uma cláusula de resolução de disputas que deve ser desenhada para o tipo especifico de contrato. Nesse caso também é recomendada a inclusão de cláusulas escalonadas, por que antes de surgir o conflito as partes estão abertas a incluir cláusulas para um desfecho amigável.  O advogado deve analisar o contrato que foi firmado e identificar a clausula de resolução do conflito e prestar os esclarecimentos ao cliente sobre o método a ser utilizado, inclusive com relação aos custos envolvidos tempo de duração desse procedimento. O papel mais importante do advogado na mediação está na preparação do cliente dele para a primeira sessão do cliente na mediação, identificando todas as fases na estratégia. O advogado deve entender os interesses claros do cliente e mostrar os interesses da outra parte, para analisar eventuais propostas, pontos fortes e pontos fracos entre as duas partes, buscar a regra da afinidade com interesse de estabelecer a harmonia na mediação.

Durante a mediação o advogado deve dar cliente espaço para falar e negociar, fazendo papel de analisar as possíveis reformulações para possíveis tentativas com novas alternativas e propostas, e redigir o termo de acordo final para que a negociação seja bem amarada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com