TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça de John Rawls

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

                                A Justiça de John Rawls

Inúmeros foram os pensamentos de John Rawls, mas três deles tomaram um destaque mais que visível aos olhos não só filosóficos, mas também como de uma forma geral para todos através de grandes obras, pensamentos estes a respeito de direitos (Direito dos Povos, 1999), liberalismos (Liberalismo Político, 1993), ou justiça (Uma Teoria da Justiça).

Devido aos seminários apresentados em sala, tive a oportunidade de conhecer e me aprofundar na “Teoria da Justiça”, primeiramente me vi estudando-a com o único proposito e interesse de apresentar meu seminário e receber minha nota, mas após apenas alguns minutos de estudo já não pensava da mesma maneira, agora já havia um grande interesse por esta teoria de John Rawls. A Teoria da Justiça apresenta uma visão de uma sociedade voltada mais para um ideal comunitário, reprovando assim o individualismo.

Tomando como ponto de partida o famoso contrato social já refletido por Hobbes, Locke e Jean-Jacques Rousseau, John Rawls aplica o construtivismo kantiano (Kant), retirando a imposição autoritária do Estado presente na original ideia do contrato (contratualismo clássico). Na nova visão do contrato social, as pessoas iriam se reunir e eleger princípios que vão ditar e reger a sociedade em busca de uma sociedade melhor ordenada. Levando em conta os princípios da liberdade de que cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas iguais que sejam compatíveis com um sistema de liberdade para as outras, e o principio da igualdade em que  as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam ao mesmo tempo consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável (princípio da diferença), e  vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos (princípio da igualdade de oportunidades), essa sociedade de John Rawls poderia chegar à uma liberdade totalmente igualitária.

Creio que a presente teoria tem um ótimo e nobre objetivo, criação de uma Sociedade Justa através da solução dos problemas sociais, entretanto sua teoria é e foi em tempos de sua criação, muito difícil de se colocar em prática, tendo em vista que o mundo em que vivemos é completamente o oposto do mundo que J. Rawls apresenta em sua tese. Segundo Rawls para alcançar os esperados resultados, os homens devem ignoram o que os demais possuem ou desejam, devem ser iguais entre si e racionais, algo completamente fora de nossa realidade (grifo nosso).

Apesar de grande discordância com o pensamento de Rawls, sua teoria me chamou a atenção justamente por ser, ao meu ver, algo  inalcançável. Por outro lado é clara a grande contribuição de Rawls para a ética.

Para muitos igualdade é uma forma de se fazer as coisas justamente, ou seja, se algo foi dividido igualmente, isso é justo, porém creio que Rawls acrescentou algo ao meu conceito de justiça, entendo que seu pensamento eleva a justiça a um patamar muito mais elevado que a igualdade, o resultado disso é uma avaliação de cada realidade, levando em conta a situação de cada ser para se obter o certo (justo) para cada pessoa. O igual nem sempre é justo, esta é a maior contribuição rawlsiana para meu entendimento de justiça e em consequência, ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com