TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Letra de Câmbio

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITARIO DE GOIÁS – UNI ANHAGUERA

CURSO DE DIREITO

LETRA DE CÂMBIO

GOIÂNIA

MARÇO DE 2019.

LETRA DE CÂMBIO

Atividade supervisionada apresentada ao Centro Universitário de Goiás   - Uni-anhanguera, a disciplina de Direito Empresarial II, sob a orientação do Prof. Ms. Ricardo Aguiar Barros, como requisito parcial integrante da nota processual de N1.

GOIÂNIA

MARÇO DE 2019

Introdução

O trabalho apresentado é a respeito da letra de câmbio, na qual tem o objetivo o saque de uma pessoa contra outra, em favor de terceiro. É uma ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado, seu devedor, para que, em certa época, este pague certa quantia em dinheiro, devida a uma terceira pessoa, que se denomina tomador. Dessa forma, traremos para nossos leitores ajuda na absorção do seu conceito, evolução histórica, requisitos, elementos essenciais, endosso, aval, aceite, pagamento, intervenção, vias e copias e sua prescrição. A estrutura utilizada foi a pesquisa bibliográfica; utilizando-se de doutrinas para o conhecimento e compreensão do título de crédito em estudo.


Origem

A criação do título de credito tem a sua origem nas cidades italianas, no período das grandes feiras, nas quais os mercadores iam de cidade em cidade para negociar seus produtos. O problema era que cada cidade tinha sua própria, moeda, portanto o que foi lucrado numa cidade não valia absolutamente nada em outra cidade, foi quando surgiu a necessidade de fazer o câmbio das moedas com os banqueiros.

 Para resolver a necessidade de câmbio e a insegurança de viajar com de dinheiro uma quantidade importante, criou-se a letra de câmbio. O banqueiro da cidade onde estava o mercador, e onde ele tinha conseguido o seu rendimento emitia uma carta (lettera) dando ao banqueiro de outra cidade para pagar determinada quantia ao mercador.

Conceito

A letra de câmbio é uma ordem de pagamento que o sacador (aquele que emite o título de crédito) dirige ao sacado, para que este pague a importância consignada a um terceiro, denominado tomador.

Pela definição de MAMEDE (2009, p.181)

[...]A letra de câmbio é regulada por um tratado internacional, a Lei Uniforme de Genebra, celebrado nos anos de 1930 e promulgada, entre nós, por meio do Decreto no 57.663/66. Supletivamente, aplicam-se lhes as normas do Decreto no 2.044/1908, se não conflitem com o vigente Código Civil ou com o tratado. Cuida-se de um instrumento de declaração unilateral de vontade, enunciada em tempo e lugar certos (nela afirmados), por meio da qual uma certa pessoa (chamada sacador) declara que uma certa pessoa (chamada sacado) pagará, pura e simplesmente, a certa pessoa (chamada tomador), uma quantia certa, num local e numa data – ou prazo – especificados ou não.

Requisitos

Para que uma cártula possa ser considerada uma letra de câmbio – e, assim, esteja submetida ao regime dos títulos de crédito – deverá atender a alguns requisitos específicos, estabelecidos em lei. São eles:

  1. Identificação do título. A palavra letra, ou a expressão letra de câmbio, deverá estar inserida no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título.
  2. Declaração cambiária. O título trará a declaração, pura e simples, do pagamento pelo sacado. Por pura e simples há a declaração que não está submetida a qualquer condição ou encargo; a exigibilidade do pagamento pode ser submetida, apenas, a prazo ou a termo (data de vencimento), como se verá. Cuida-se de uma declaração unilateral do sacador. O sacado, sendo outra pessoa, somente estará obrigado ao pagamento do título se o aceitar.
  3. Quantia certa. A declaração de pagamento será de uma quantia certa, em moeda nacional corrente. A utilização, no Brasil, de moeda estrangeira está vinculada às hipóteses permitidas em lei, como já estudado. Havendo indicação da quantia por extenso e em algarismos, prevalece a feita por extenso, se houver divergência entre uma e outra. Se houver mais de uma quantia feita por extenso, com valores divergentes, prevalecerá a menor; essa é uma hipótese muito rara.
  4. Nome do sacado. O emitente (sacador) indicará o nome daquele que deve pagar, que poderá ser o próprio sacador (saque contra si mesmo) ou uma outra pessoa (saque por conta de terceiro). Não é necessário haver prova de qualquer relação jurídica entre sacador e sacado, como autorização prévia ou delegação de poderes.
  5. O tomador. A letra de câmbio é título à ordem que, assim, deverá trazer expresso o nome do beneficiário (o tomador) a quem deverá ser paga. É lícita a emissão de título à própria ordem, no qual o sacador indica a si mesmo como beneficiário da letra de câmbio, cabendo ao sacado aceitá-la ou não.
  6. Local e data de emissão são requisitos necessários da letra de câmbio. A ausência do local de emissão, contudo, é aceita quando há designação de lugar ao lado do nome do sacador. Se não há nem designação ao lado do nome do sacador, nem em conjunto com a data de emissão, a letra é considerada inválida.
  7. Assinatura do sacador. Por fim, o emitente assinará a letra, seja ele o próprio sacador, seja um representante com poderes para tanto, nos termos já estudados anteriormente; quem se apresenta como representante do sacador, mas age sem poderes ou com excesso de poderes (ultra vires), responde pessoalmente pela obrigação. O sacador é garante tanto da aceitação como do pagamento de letra. É permitido que o sacador se exonere da garantia da aceitação, mas não que se desonere do pagamento, razão pela qual toda e qualquer cláusula pela qual ele pretenda exonerar-se da garantia do pagamento considera-se como não escrita.
  8. A validade da assinatura do mandatário, ainda que com poderes especiais, não é ampla, havendo que se destacar a Súmula 60 do Superior Tribunal de Justiça: “É nula a obrigação cambial assumida por procurador do mutuário vinculado ao mutuante, no exclusivo interesse deste.” Tal enunciado veio para proibir uma prática que se tornava comum: quando emprestavam dinheiro (contrato de mútuo), algumas instituições financeiras (mutuantes) colhiam a assinatura do cliente (mutuário: aquele que tomou o empréstimo) numa procuração. Assim, diante do inadimplemento, a instituição financeira ou empresa a ela vinculada sacava uma letra de câmbio como representante do mutuário, o que foi considerado ilícito. Note-se, porém, que não se impede que a própria instituição financeira emita, como sacadora, a nota promissória, apresentando-se como tomadora e indicando o cliente como sacado; se ele recusa a letra, haverá protesto por falta de aceite; obviamente, se houve abuso no saque, o cliente sacado terá ação contra a instituição sacadora, pedindo a indenização pelos danos morais sofridos. (MAMEDE,P.348)

Endosso

A Letra de Câmbio pode ser transferida por meio do endosso. Assim a sua circulação se torna mais fácil, pois desse modo os direitos de créditos contidos nela podem ser transmitidos a outrem. O endosso ocorre quando o proprietário da letra de cambio assinsa no verso ou antiverso da letra indicando a pessoa a quem a quantia deve ser paga.Com esse ato o chamado endossatário torna-se o titular dos direitos contidos letra de câmbio podendo praticar todos os atos necessários para resguardar sua propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com