TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDIAÇÃO FAMILIAR

Por:   •  12/6/2017  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Mediação Familiar: acolhendo pessoas e prospectando futuro

Apresentação Oral

Caroline Canale Jovino[1]

Maristela Piva[2] 

Universidade de Passo Fundo - UPF

Introdução

Neste resumo propomos apresentar o Programa de Acolhimento Interinstitucional às Famílias (PAIFAM), desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo, em uma proposta interdisciplinar entre os cursos de Psicologia e Direito da UPF. Este programa objetiva a implementação de uma metodologia de intervenção para o diálogo, fundamentada na promoção de uma cultura da paz, criando ações que contribuam para a qualidade das relações humanas. O projeto vem sendo realizado através de uma prática de Mediação de conflitos familiares que oportuniza acompanhar as famílias em crise, auxiliando-as a encontrar novos arranjos possíveis de vida.  

Objetivos

O rompimento da sociedade conjugal implica problemáticas oriundas da ausência do diálogo, se mostrando necessária a criação de mecanismos interventores como a medição para a solução do litígio. O PAIFAM parte de uma compreensão que visa acompanhar as famílias em crise, intervindo na relação familiar no contexto dos conflitos relacionados à separação conjugal, guarda dos filhos, revisão de alimentos e tantas outras questões que envolvem a dissolução do núcleo e as consequências desse processo perante cada integrante.  

Métodos

Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar constituída por professores e alunos dos cursos de direito e da psicologia. Os encontros ocorrem na sede do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade de Passo Fundo, local onde se oportuniza o trabalho de atendimento em sala com espelho unidirecional, mediante a autorização das partes para utilização desta metodologia de trabalho. Sua duração é variável de acordo com as necessidades de cada grupo familiar.

Resultados

As ações desenvolvidas têm se revelado uma forma mais humana para a resolução de conflitos, aquela que foge do fatigante mundo processual que por vezes debilita e compromete o convívio familiar, principalmente nas situações de dissolução conjugal e nas constantes disputas de guarda. Promover o diálogo consciente, pautado pelo respeito e pelo afeto, tem sido uma forma mais efetiva para a resolução das demandas familiares em quase todas as situações acompanhadas.

Palavras-chave: mediação; família; divórcio; interdisciplinaridade; diálogo.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com