TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MENTIRA VISÃO DA PSICOLOGIA

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

A MENTIRA VISAO DA PSICOLOGIA

Compreendemos que a honestidade é o alicerce de qualquer relacionamento humano. ’Mentira é tão frequentemente utilizada que o seu sentido ultimamente parece tender a ser banalizado. Segundo as estatísticas (THEOPHILO, Roque), mentimos cerca de 200 vezes por dia e em média uma vez por cada 5 minutos’’.

A pessoa já nasce mentirosa ou aprende a mentir na decorrência da vida, no decorrer do dia-a-dia, esta questão ainda não tem resposta, diante dos estudos. Existem duas correntes na visão da psicologia, uma delas defende que as pessoas já nascem mentirosas ou adquire, no transcorrer de sua vida, o hábito de mentir. E a outra defende que as pessoas mentem, razão pela qual adquiriu o hábito de mentir de acordo com o ambiente em que vive, são pessoas que não aceitam a sua vida e se escondem nas mentiras.

Uso de “máscaras”: situações onde não se pode demonstrar o que pensa e o que sente. Certas situações são necessárias para não provocar mal maior no meio que está. Por exemplo: ao receber uma visita indesejada.

Esse uso de máscaras é uma mentira necessária, para manter aparências, contudo, esta não é grave, pois a sociedade que nos induz a esse uso superficial tem como exemplo um familiar que vai até a sua casa e você não o quer recebê-lo, mas pelos bons costumes tem que atendê-lo para que assim ele não perceba o que realmente sente, mantendo o status social.

Estas situações ocorrem para não transparecer o que realmente sente e pensa, contudo estas posições trazem para a sociedade um mal estar.

"Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros!" · Sigmund Freud.

Em face das razões, o mau uso dos hábitos de mentir pode gerar grande conflito na sociedade, pois a psicologia tem como preocupação a reação e mente do homem como um todo, acarretando para uma pessoa que faz uso de mentiras desenfreadas tornar-se uma pessoa de mente doentia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com