TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Família Brasileira

Trabalho acadêmico: A Nova Família Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

A Nova Família Brasileira

“Pela primeira vez, lares com formação tradicional deixam de ser maioria no país.”

(Jornal O Globo 26/08/12)

Na esfera legal, tabeliã autorizou a união estável entre um homem e duas mulheres.

Na novela, três mulheres resolvem fazer um contrato para dividirem as atenções do seu amado.

No Fantástico (26/08), juntaram-se realidade e ficção. Juristas entrevistados, representando o nosso Estado laico, não expõem em suas falas nenhum tipo de sentimento religioso e concluem: a união estável não é casamento e, assim, vale o acordo firmado entre as partes envolvidas.

Não faltarão vozes que gritarão: O fim dos tempos! O fim das famílias!

Mas, na edição de domingo (26/08), do jornal “O Globo”, noticia-se que, no Brasil, a família tradicional (composta por pai, mãe e filho) deixou de ser maioria para outros tipos de famílias.

Clique sobre o infográfico abaixo e oberve a nova organização familiar, segundo dados do Censo demográfico de 2010, que mostra a fragmentação dos arranjos familiares no país. Assista ao vídeo sobre a multiplicação de novos modelos familiares no Brasil e no mundo.

Presenciamos o fim das famílias ou o início de novas famílias?

Que tal entrar nesse link antes de opinar?

http://oglobo.globo.com/economia/vida-com-dois-pais-duas-maes-5902254

Nesse mesmo link, entre também nos demais que estão sugeridos e, após reflexão, emita sua opinião no blog, compartilhe e interaja com o colega, troque ideias!

Este espaço foi criado para você, então não deixe de participar!

Família, família , família… já cantavam OS TITÃS.

União estável homoafetiva e poliafetiva muda conceito legal de família

Foi lavrada nesta semana a união entre um homem e duas mulheres na cidade de Tupã, interior paulista. Em Curitiba foi realizada o reconhecimento da união entre duas mulheres.

Isto muda o conceito de família no Brasil, ou apenas dá a estas pessoas amparo legal para o desenvolvimento pleno da cidadania?

Esta é uma questão importante, que precisa ser discutida de forma clara e objetiva pela sociedade.

 Mulheres se casam em Curitiba

 Código Civil reconhecerá união estável homoafetiva

“O modelo descrito na lei é de duas pessoas. Mas em nenhum lugar está dizendo que é crime constituir uma família com mais de dois. E é com isso que eu trabalho, com a legalidade. Sendo assim o documento me pareceu bastante tranquilo. Trata-se de um contrato declaratório, não estou casando ninguém“, diz Claudia Nascimento Rodrigues, tabeliã e advogada que reconheceu a união estável em Tupã.

Outros juristas defendem que a família só pode ser constituída por um casal, ou seja, duas pessoas, e rejeitam o conceito tanto em termos jurídicos quanto morais. No entanto, se a palavra “casal”, por definição envolve duas pessoas; Por outro lado a palavra “família” envolve uma coleção de indivíduos que estão unidos muito mais pelos laços afetivos do que genéticos, considerando a questão da adoção.

José Carlos de Oliveira, professor de direito e doutor pela Unesp, diz que o documento é inválido por “contrariar frontalmente a Constituição” e que o Supremo jamais referendaria o novo tipo de família.

“Fizeram um contrato de acordo com os interesses deles, que, se chegar ao STF, será prontamente julgado como ilegal“, afirma José Carlos de Oliveira.

“A escritura em questão alterou de forma unilateral aquilo que já é tipificado pela lei, ou seja, que uma família é constituída por duas pessoas somente, sejam heterossexuais ou homossexuais. Fizeram um contrato de acordo com os interesses deles, que, se chegar ao STF, será prontamente julgado como ilegal“, complementa Oliveira.

De toda forma é inegável que há entre todos os participantes um envolvimento emocional, o compartilhamento de bens e uma vida social conhecida. Portanto uma união estável.

O que está ocorrendo no momento é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com