TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Linguagem

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE DIREITO - 1° ANO - BACHARELADO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

PROF° IVAN CLEMENTINO

RESUMO SIMPLES

MARIA CLARA BEZERRA DORIGON

RGM: 48010

A ORIGEM DA LINGUAGEM

Algumas espécies possuem diferentes linguagens para se comunicar, porém, são linguagens naturais, que não possuem variações de sotaques e entonações. Já a linguagem humana não é assim, ela foi estruturada desde os primórdios e não foi algo do gene humano, ela é modificada dia após dia e varia conforme a realidade.

 Existem várias hipóteses, uma das mais famosas é a de que os humanos começaram a usar sons de maneira instintiva ou imitando os animais, principalmente em grupos de caça. Ao que parece os humanos usavam diferentes sons para cada animal, esses sons foram repassados entre as gerações e depois eles começaram a usar os sinais em outros contextos, para conversar realmente.

Neste contexto, nasceram as palavras, a conjugação de dois sons ou mais e isso virou um hábito. A linguagem é criada com a necessidade prática, ela ganha características particulares dependendo da realidade de cada grupo, a fala também trazia vantagens porque se você conseguisse falar para caçar, poderia impressionar as mulheres do grupo. As línguas têm um sistema complexo de combinações de sinais, com ela pode-se brincar com a imaginação dos outros, comunicar algo, expressar sentimentos, etc.

 Uma das grandes dúvidas sobre a evolução da linguagem é sobre como os humanos conseguiram lidar com essas mudanças, será que o cérebro aumentou para acomodar essa mudança ou os seres humanos já tinham um mental suficiente. Pode-se imaginar que a evolução da linguagem é uma corrida, onde os grupos que conseguiam se comunicar sobreviviam mais tempo e ficavam à frente dos outros, e ninguém queria ficar para trás. Os humanos que tinham o cérebro mais evoluído reproduziam-se mais e aqueles que não tinham não conseguiam se reproduzir, se esse processo se repete por um longo período, a espécie fica muito bem adaptada à linguagem.

É provado que para conviver em sociedade não precisa necessariamente de linguagem, todas as outras espécies provam isso, porém, o ser humano criou um sistema social complexo e cheio de símbolos, portanto é necessário para a sociedade que todos consigam se comunicar.  

Referências:

Qual é a origem da linguagem humana? - O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/qual-e-a-origem-da-linguagem-humana/4679#>. Acesso em: 15 out. 2022.

Qual é a origem da linguagem? Disponível em: <https://vocepergunta.com/library/artigo/read/26684-qual-e-a-origem-da-linguagem>. Acesso em: 15 out. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com