TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da pesquisa e da estrutura da linguagem

Projeto de pesquisa: Origem da pesquisa e da estrutura da linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho mostraremos o funcionamento da língua portuguesa em aspectos morfológicos que pode ser definido de forma rudimentar como “estudo da forma”, ou seja, empenha-se no estudo estrutural das palavras. Definiremos também o funcionamento do estruturalismo que tem como função estudar a língua, deixando de lado o estudo da fala. Além disso, mostraremos de forma bastante clara as diferenças entre língua linguagem, pois língua e linguagem não significam a mesma coisa, portanto em hipótese alguma devem ser confundidas. E por fim serão apresentados alguns exercícios para um entendimento completo dos temas abordados e para entendermos a importância dos estudos morfológicos e os efeitos positivos que tais estudos nos dão para entendermos a língua que utilizamos em nossa comunicação.

Origem dos Estudos Linguísticos e do Estruturalismo.

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise bibliográfica, baseada em vídeos e textos sobre a linguística estrutural, cuja importância foi fundamental para a evolução da linguística contemporânea. Pode-se dizer que as teorias estruturalistas representam o grande marco para o desenvolvimento das pesquisas da linguística moderna. Foram de grande importância as teorias dos linguísticos pertencentes a este movimento; tanto os europeus quantos os americanos.

Inicialmente é falado da história da linguística, considerada uma ciência da linguagem e também sobre trabalhos importantes realizados antes do século XX, inicio do Movimento estruturalista. . O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências. A seguir viajamos nesta história, apresentando teorias deste movimento na Europa e nos Estados Unidos, destacando as ideias do suíço Ferdinand Saussure, que contribui brilhantemente para a linguística dos tempos modernos. Finalmente vemos o que o estruturalismo trouxe de importante para educação, pesquisa e ciência.

De acordo com Saussure a língua é conceituada como um sistema organizado de signos que expressam ideias no aspecto codificado da linguagem. O objetivo da linguística é estudar as regras desse sistema e seus sentidos produzidos. Saussure fez a distinção entre língua e fala observando fatos do cotidiano como um simples jogo de xadrez. É possível certas jogadas, mas não outras [...] leva em suma, a valorizar o que não se observa, ou seja, “a regra do jogo” encarada como possibilidade e condução da comunicação [Introdução a Linguística p57 grifos]. Para a firmação do estruturalismo na Europa, foi altamente relevante o sucesso do livro Cours de linguistique générale, publicado em 1916 por seus alunos. Saussure elegeu como noção central para a compreensão do fenômeno linguístico a noção de valor, que só pode ser compreendida à luz de uma série de distinções teóricas, como língua x fala, forma x substância, noções de pertinência, de signo, significante e significado.

Segundo Lévi-Strauss “o estruturalismo é um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades”. Ele analisa sistema sem grande escala, examina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com