TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRISÃO DECORRENTE DE ACÓRDÃO CONDENATÓRIO

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  6.941 Palavras (28 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO[pic 1]

A PRISÃO DECORRENTE DE ACÓRDÃO CONDENATÓRIO EM 2º GRAU

Wigner Mota Quintela

Orientador: Prof. Me. Márcio César Fontes Silva

Aracaju

2017


WIGNER MOTA QUINTELA

A PRISÃO DECORRENTE DE ACÓRDÃO CONDENATÓRIO EM 2º GRAU

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo – apresentado ao Curso de Direito da Universidade Tiradentes – UNIT, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito.[pic 2]

Aprovado em         /        /       .

Banca Examinadora

Prof. Me. Márcio César Fontes Silva

Universidade Tiradentes[pic 3]

Professor Examinador

Universidade Tiradentes[pic 4]

Professor Examinador

Universidade Tiradentes


A PRISÃO DECORRENTE DE ACÓRDÃO CONDENATÓRIO EM 2º GRAU

Wigner Mota Quintela [1]

RESUMO

O objetivo do presente artigo é analisar se a execução de pena em razão de decisão condenatória de 2º grau que não tenha transitado em julgado ofende o princípio da presunção de inocência. Para tanto, por meio dos objetivos específicos, buscou-se analisar o princípio da presunção de inocência, verificar se o ordenamento jurídico brasileiro admite a execução provisória de pena e perceber o posicionamento do Supremo Tribunal Federal em relação à execução de decisões condenatórias de 2º grau que não tenham transitado em julgado. A pesquisa utilizada foi a bibliográfica e a hermenêutica, já que todo o estudo foi fundamentado na leitura, análise e interpretação sistemática de materiais publicados em livros, monografia e artigos científicos eletrônicos. Também foi realizada a pesquisa jurisprudencial a fim de verificar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal acerca do tema em análise. O levantamento bibliográfico foi realizado em bibliotecas de faculdades e de órgãos públicos, em livrarias e sites jurídicos. Quanto à abordagem, a pesquisa foi qualitativa, posto que as informações colhidas não são quantificáveis. A execução provisória de pena em razão de acórdão condenatório de 2º grau, ainda que passível de recurso especial ou extraordinário não ofende o princípio da presunção de inocência, posto que toda a matéria fática e probatória já foi esgotada, tendo já sido, inclusive, determinada a responsabilidade penal do acusado.

Palavras-chave: Acórdão condenatório. Prisão. Execução. Possibilidade.

1 INTRODUÇÃO

        O artigo 1º, da Constituição Federal, estabelece que a República Federativa do Brasil se constitui em um Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

        A atuação estatal deve pautar-se no princípio da dignidade da pessoa humana, no sentido de que toda intervenção do Estado na vida do cidadão esteja fundamentada nas disposições legais, a fim de se alcançar a segurança jurídica no Estado Democrático de Direito.

A liberdade é a regra, e a prisão, exceção. Assim, a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso LXI, estabelece que a prisão somente decorrerá de flagrante delito ou de ordem escrita e fundamentada emanada por autoridade judiciária competente, ressalvadas algumas exceções.

        O princípio da presunção da inocência ou da não culpabilidade, inserto no artigo 5º, inciso LVII, da CF, determina que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” [2]. Assim, todo acusado é presumidamente inocente, até que seja declarado culpado por sentença condenatória com trânsito em julgado. Entretanto, esse princípio admite exceções, a saber: as prisões processuais ou provisórias, que antecedem o trânsito em julgado da sentença condenatória.

        Em regra, após a prolação da sentença condenatória, o acusado pode aguardar o julgamento de eventual recurso em liberdade ou preso, desde que, nesta última hipótese, sejam preenchidos os requisitos legais que autorizam a prisão, já que esta não se constitui em efeito automático da decisão condenatória recorrível.

        Entretanto, no julgamento do Habeas Corpus 126292/SP [3], o Supremo Tribunal Federal passou a se posicionar no sentido de que após decisões de 2º grau que confirmem condenação criminal, a pena já pode ser executada. Os fundamentos invocados pelo Excelso Tribunal serão demonstrados ao longo do trabalho.

        Assim, faz-se necessário um estudo detido sobre o tema, a fim de analisar se o cumprimento de pena após decisão condenatória de 2º grau ofende o princípio da presunção de inocência.

        Diante do que foi apresentado, surgem algumas indagações: o que preceitua o princípio da não culpabilidade? O princípio da presunção de inocência admite exceções? É possível a execução provisória de pena no ordenamento jurídico brasileiro? A execução de pena em razão de decisão condenatória de 2º grau passível de recurso ofende o princípio da presunção de inocência?

        O objetivo do presente artigo é analisar se a execução de pena em razão de decisão condenatória de 2º grau que não tenha transitado em julgado ofende o princípio da presunção de inocência. Por meio dos objetivos específicos, buscou-se analisar o princípio da presunção de inocência, verificar se o ordenamento jurídico brasileiro admite a execução provisória de pena e perceber o posicionamento do Supremo Tribunal Federal em relação à execução de decisões condenatórias de 2º grau que não tenham transitado em julgado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com