TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paz Mundial

Por:   •  27/4/2016  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Com o objetivo na busca pela paz mundial e a igualdade entre os povos, foi aprovado pela Unesco, no ano de 1995 em Paris a Declaração sobre os princípios a Tolerância, ressaltando o  papel do Estado ao preservar os princípios constitucionais na construção de um País mais igualitário para todos.

Um dos princípios que norteiam a criação da Declaração da UNESCO é que “a paz deve basear-se na solidariedade intelectual e moral da humanidade”.  No art.11 da Declaração Principio a Tolerância afirma que a tolerância é o respeito, aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas no mundo. Certo  que cada país tem sua cultura, a religião, suas crenças, tudo aquilo que pode ser usado como sua modo  de expressão, e cada ser humano é único em suas características, seja em seus defeitos ou qualidades, é por esse motivo que devemos respeitar as opiniões contraria àquelas em que acreditamos.

Exatamente por não haver aceitação quanto à tamanha diferença que existe no mundo é que muitos países vivem em torno de uma guerra civil declarada, há intolerância religiosa, cultural, política, entre outras, pois não há um respeito quanto à opinião, aceitação da liberdade de escolha. Para praticarmos a tolerância devemos aceitar que toda pessoa tem sua liberdade de escolha, tem suas próprias convicções, seus valores, e agem de acordo como querem, e não como a sociedade impõe.

O exercício da tolerância gera um ambiente civilizado no relacionamento entre os povos, pois é de fundamental importância que saibamos viver com as diferenças que nos cercam. A desigualdade em qualquer lugar do mundo é evidente, basta que se abra qualquer noticiário. Um dos principais desafios da sociedade é a busca por um mundo melhor, onde todos possam viver de uma maneira digna, tendo acesso à saúde, educação, moradia, segurança, entre outras coisas. No entanto, para que se possa valer esses direitos, o papel do Estado é agir de com tolerância, sendo imparcial na justiça e na aplicação das leis, garantir que todos possam usufruir de oportunidades socias sem nenhuma descriminação.

Para erradicar essa desigualdade que reflete nas condições subumanas que muitos vivem, é primordial que o Estado ofereça uma educação de qualidade para todos. A educação é meio mais eficaz de prevenir a intolerância, pois é através dela que ensina-se como viver em sociedade, ensinar seus direitos, reconhecer sua liberdade, respeitas as diferenças entre opiniões, a forma que cada um vive.

Portanto o principal objetivo da Declaração da Unesco  é fazer com que as relações se torne mais humanizadas, respeitando a dignidade dos seres humanos e suas diferenças, afim de formar cidadãos mais solidários  e responsáveis que serão capazes de evitar conflitos e saber resolve-los de forma justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com