TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peça de Usucapião Constitucional Urbano

Por:   •  24/10/2019  •  Dissertação  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

EXCENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA --- VARA CÍVEL DA COMARCA DE CONDONÓPOLIS - TOCANTINS

NOBERTO DA SILVA, nacionalidade..., profissão..., portador do RG. Nº..., e do CPF nº..., residente e domiciliado na Rua Cardoso Soares, 42 e CEP..., no Bairro de Lírios, Cidade de Condonópolis, Estado do Tocantins, E-mail..., por seu advogado infra-assinado, instrumento de mandato (doc. 1) vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor AÇÃO DE USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL URBANA nos termos do artigo 183 da Constituição Federal e 1.240 do Código Civil, em face de CANDIDO GONÇALVES, nacionalidade..., profissão..., portador do RG. Nº..., e do CPF nº..., residente e domiciliado na Rua.., e CEP..., Bairro..., E-mail..., pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

I – Dos Fatos

O usucapiente há mais de 9 (nove) anos e meio mantém a posse - mansa e pacífica – e sem oposição do imóvel, situado na Rua Cardoso Soares, 42 e CEP..., no Bairro de Lírios, cidade de Condonópolis, Estado de Tocantins (docs. 2 a 6), inicialmente , um lote de terreno, tendo construído uma moradia simples onde reside com sua família.

O referido imóvel mede 240 metros quadrados, em área urbana – conforme IPTU pago regularmente pelo usucapiente - sendo o único imóvel pertencente ao usucapiente e sua família.

O imóvel está perfeitamente individualizado nos documentos anexos (docs. 7 a 9) que o descrevem e indicam seus contornos e indicam seus vizinhos confrontantes.

O imóvel está registrado no Cartório de Registros de Imóveis em nome do usucapiendo; ou seja, Candido Gonçalves; entretanto, este nunca se opôs ou mesmo entrou em contato com o autor para regularizar a situação, e, agora foi procurado pelo usucapiente e se negou a ajudar de qualquer maneira a regularização do referido imóvel, mesmo sendo nítido o direito do autor, conforme se verifica nestes autos.

II Do Direito

O usucapiente não é proprietário de nenhum outro imóvel, conforme certidões anexas (docs 22 a 33) e reside com sua família, de forma mansa e pacifica, sem interrupção, nem oposição há 9 anos e meio, em ma área de 240 metros quadrados, preenchendo dessa forma os requisitos exigidos pelo artigo 183 da constituição Federal, segundo o qual: “Aquele que possuir como uma área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos; ininterruptamente, e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Foi considerada a alternativa consensual como a mencionada no artigo 1.071 do Código de Processo Civil e que não logrou êxito.

Chama à razão o usucapiente ao assunto de que se trata - de possuir todos os requisitos - de fato e de direito, para que lhe seja declarado, por sentença, a propriedade do referido imóvel, por usucapião constitucional urbano.

Em conclusão e com escora nos artigos 98 do CPC e da Lei 1.060/50, requer os benefícios da justiça gratuita, tendo em vista que o usucapiente não poderá exercer seu direito de petição, sem privar-se de seu próprio sustento e de sua família, por não possui condições de arcar com ônus processual, da presente demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com