TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quantidade De Personagens Negros E Brancos

Por:   •  10/4/2023  •  Bibliografia  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: João Gildasio Veloso Meira

Nome da programação:

Novela

Quantidade de personagens negros e brancos:

Negros: 15

Brancos: 11

Personagens e funções desempenhadas pelos personagens negros:

Jean Paulo Campo (universitário), Sheron Menezzes (dançarina de banda, vendedora ambulante e protagonista da novela); Samuel de Assis (advogado), Elisa Lucinda (dona de casa e mãe da protagonista da novela); Bella Campos (estudante e filha da protagonista da novela), Che Moais (lutador de boxe e marido da protagonista), Manu Estevão (uma das filhas do casal); Victor Hugo Oliveira do Nascimento (Mc Cabelinho) (criminoso); Jonathan Haagensen (ex-presidiário); Clara Moneke (influencer), Carla Cristina Cardoso (dona de casa), Orlando Caldeira (jornalista), Tati Vilela (segurança); e Clara Serrão (universitária); Isabela Oliveira (Azzy) (dançarina).

Brancos: Renata Sorrah, Emilio Dantas, Leticia Salles, Regiane Alves, Mel Maia, Claudia Ohana, Carolina Dieckmann, José Loreto, Luis Lobianco, Marcos Veras, Zé Carlos Machado.  

Considerações sobre os resultados levantados:

Nessa Atividade Prática de Estudo foi percebido que o perfil das novelas brasileiras tem mudado. A "Vai na Fé", veiculada atualmente na Globo, tem mais da metade de atores negros, sendo 15 deles e 11 brancos. Talvez seja a primeira novela no Brasil com mais negros da história televisiva sem que seja uma novela de época com escravos. Então, quanto ao aspecto cultural das novelas, essa realidade tem sido bastante positiva. Inclusive, a maior parte dos atores negros interpreta papéis de destaque e de relevância na sociedade, como advogado, dançarina; atleta; universitários; entre outros) e não papéis de empregados domésticos, porteiros, escravos ou criminosos que eram comuns de serem vistos sendo interpretados por negros em novelas e filmes como até hoje ainda acontece. Contudo, os papéis de relevância na sociedade também passaram a ser interpretados em novelas e que antes eram ocupados apenas por brancos. Tanto que nessa novela "Vai na Fé", a protagonista, Sheron Menezzes, é negra. Portanto, o resultado desse estudo mostra um avanço importante nesse universo dramatúrgico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com