TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA O NEGRO NO MUNDO DOS BRANCOS

Por:   •  21/6/2022  •  Ensaio  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA ESTADUAL MAURÍLIO ALBANESE NOVAES

MARIA CLARA LOPES DE QUEIROZ

RESENHA CRÍTICA

O negro no mundo dos brancos

Ipatinga

2022

ESCOLA ESTADUAL MAURÍLIO ALBANESE NOVAES

Queiroz, Maria. Resenha Crítica:

Ipatinga, 2022

Resenha crítica sobre uma parte do livro “O negro no mundo dos brancos”.

Os trechos lidos trazem a tona o mito da democracia racial, na qual um indivíduo tem um potencial medo de ser visto como racista e, por tal fato, prefere ter a ideia que nossa sociedade já alcançou o tal avanço.

Esse mito colabora com um silenciamento preto, tendo em vista que, uma vez que a sociedade compreende essa democracia como uma verdade, passam a questionar ainda mais qualquer atitude racista que é denunciada, já que, “em um mundo tão igualitário como o nosso, como pode alguém cometer uma atitude racista?”.

Em um contexto histórico, não é a primeira vez que observamos esse apagamento. Quando voltamos ao século XIX, com a abolição da escravidão, temos esse mesmo dilema, na qual um indivíduo ex escravo não estava em condições de reclamar, já que o mesmo havia alcançado a tão sonhada liberdade. Entretanto, mesmo com o fim desse período, não havia uma mudança significativa no estilo de vida dessas pessoas pretas, que tampouco foram amparadas, longe disso aliás, foram jogadas a margem da sociedade e negligenciadas, e mais uma vez na nossa história, tiveram suas dores silenciadas por uma falsa ideia de igualdade.

Caindo nesse mesmo patamar, temos o dilema da miscigenação, que por vários anos serviram para aumentar o número de escravos, fazendo com que técnicas de dominação mantinham o equilibro das relações sociais e assegurava a continuidade da ordem escravista imposta pelos brancos, “raça dominante”. Outrossim, ainda nos dias de hoje, a miscigenação, não integra as mesmas condições de igualdade, apenas para uma minúscula parcela que conseguiu se integrar verdadeiramente na sociedade.

Contudo, é evidente as consequências desse comportamento para a população negra, e quanto mais ignorarmos a existência de um preconceito racial, mais árduo será acabar com o racismo. Aceitar a ignorância coletiva acerca desse assunto, e colocar-se em posição de aprendizado é essencial durante tal processo, saber que, graças a um enraizamento, teremos sim algumas atitudes racistas, porém se prontificar a escutar quem tem local de fala, e colocar-se pronto a se policiar é essencial para a luta contra esse abismo racial que ainda está presente na nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com