TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO JUÍZ DO TRABALHO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE – MG.

João Marcos Araújo Fernandes, ..., ..., técnico de contabilidade, ..., ... ctb, pis, e-mail, endereço: ..., ..., ..., ... , representado pelo seu advogado ..., inscrito na oab nº ..., com escritório situado no endereço ...., ..., ..., ..., proporá seguinte:

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA PELO RITO ORDINÁRIO

Em face do Hospital Boa Vida, pessoa jurídica de Direito privado, com cnpj ..., situado no endereço ..., ..., Belo Horizonte, Minas Gerais, ..., .

  1. Dos Fatos

O reclamante foi contratado pela reclamada no dia 01 de janeiro de 2015, conforme o contrato em anexo.

Portanto, o reclamante exercia funções de técnico de contabilidade, submetido à carga horária semanal de 44 horas semanais.

Ocorre que, o reclamante era obrigado a bater ponto às 18:00 horas, porém encerrava suas atividades laborais às 19:00 horas, conforme tabela de horários em anexo.

  1. Do Direito

Conforme artigo 7º inciso XIII da Constituição Federal, sabemos que, a duração normal da jornada de trabalho é de 44 horas semanais, a saber:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Sendo assim, o empregador tem a obrigação de remunerar o serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% à hora do normal, consoante prevê o art. 7º da Constituição Federal, inciso XVI, abaixo transcrito:

XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal.

Estabelece, também, o art. 58 da CLT: "A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite".

Diante da leitura dos artigos supramencionados, conclui-se que toda vez que o empregado prestar serviços após esgotar-se a jornada normal de trabalho haverá trabalho extraordinário, que deverá ser remunerado com o adicional de, no mínimo, 50% superior ao da hora normal.

Portanto, a reclamada está descumprindo a lei, ferindo a garantia fundamental expressa em nossa Constituição Federal, ignorando e desobedecendo aos Direitos do empregado, ao qual, não pagou as horas extraordinárias trabalhadas pelo reclamante, atitude esta de má-fé.

Deste modo Exa., far-se-á a aplicabilidade do princípio da Primazia da Realidade, de modo que, ao realizar o batimento de ponto era feito o registro de forma documental, porém não espelhava a verdade tácita. Portanto, é relevante para que se apure a realidade dos fatos do período do trabalho não devendo prevalecer o “papel”, mas sim a verdade.

  1. Da Insalubridade

O reclamante trabalhava exposto a contaminações decorrentes de doenças postadas pelos pacientes internados no hospital, ao qual faz jus ao artigo 7º da Constituição Federal e seu inciso XXIII, a saber:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXIII: “Adicional de remuneração para atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei”.

Salienta o Artigo 189 da CLT que: Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos a saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos efeitos.

Sendo assim, a reclamada desrespeitou as normas legais, e de acordo com a NR15 vale ressaltar que:

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

ANEXO XIV - AGENTES BIOLÓGICOS

Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa.

Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

- hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com