TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RETÓRICA

Por:   •  12/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

O que é Retórica?

HALLYDAY, Tereza Lúcia. O que é retórica. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Introdução

A palavra retórica tem vários sentidos, que passa desde como uma conversa fiada, passando a obter sentido negativo, até atingir em determinadas frases ou textos um sentido positivo, e isto depende do ponto de vista de cada um, que pertence a uma sociedade democrática, e que por ser democrática tem várias formas de ver, justificar, entender, descrever e explicar as coisas, isto é, agir retoricamente.

Todos podemos agir retoricamente, mas de forma diferenciada, uma vez que cada indivíduo é único em sua forma de ser, agir e pensar; isto acontece de acordo com os interesses de cada indivíduo especificamente, tentando através disso, combinar os interesses de cada indivíduo que faz parte da sociedade entre si para chegarem juntos a um consenso.

Retórica também é o nome dado a uma disciplina, ou subárea que existe dentro dos estudos da comunicação humana, ao estudo do discurso enquanto prática de comunicação de uma pessoa ou grupo.

  1. Os casamentos dos Interesses

A definição da realidade é auxiliada pela retórica para que tanto quem usa a palavra, bem como para quem a receber aconteça o casamento de interesses entre ambos, fazendo com que os dois sejam realizados.

        O mesmo acontece no Governo, que faz o uso da retórica, mais especificamente o uso da retórica governamental para sustentar sua eficiência administrativa, e com isto se manter no poder, e, usando a retórica governamental, o mesmo obterá a função de vários indivíduos, que, através disto, formarão a opinião pública a respeito deste governo.

        Contudo, existe a oposição, que também fará uso da retórica governamental para sustentar seus interesses, fazendo isto com que alguns ou vários indivíduos venham a compactuar com suas ideias, fazendo com que, a partir de dado momento surja o grupo oposicionista, que deseja que seu ponto de vista, que é diferente do governo atual, entre em vigor.

Isto ocorre em vários países que fazem uso da democracia, e a retórica vem para permitir justamente a coexistência de várias definições ou pontos de vista acerca do mesmo tema ou objeto. Já em países não democráticos isto não ocorre, pois seguem-se as regras impostas por quem está no poder.

        A retórica, com isto, mostra claramente que, em uma democracia, a mesma se faz presente continuamente, favorecendo assim o casamento dos interesses particulares e sociais com os interesses que são passados por influenciadores que fazem parte tanto da vida privada como pública de cada indivíduo que faz parte da sociedade.

        A retórica comercial

É a retórica utilizada por qualquer grupo ou pessoa que visa promover o casamento entre seus interesses com os de outros, promover argumentos que busquem benefícios tanto para quem vende como para quem compra, seja produtos ou serviços podendo-se utilizar de argumentações verídicas ou fraudulentas, mas isso depende da índole de cada indivíduo ou grupo a qual pertence.

A retórica do Governo

Os governos necessitam mostrar e convencer a todos que seu governo está os beneficiando, e com isso se faz o uso da retórica para dar credibilidade aos seus argumentos, sejam eles quais forem, seu objetivo é mostrar claramente que seu governo serve ao povo, fazendo assim uso da retórica governamental.

A legalidade, a eficácia e a legitimidade são o tripé do poder, se uma delas fraquejar as outras correm riscos, e por este motivo a retórica governamental é uma das prerrogativas mais importantes para levar a sociedade a acreditar na eficácia e na identificação do governo com os interesses dos mais diversos grupos que formam a sociedade, uma vez que o governo deseja continuar no poder e os indivíduos desejam ser beneficiados, tendo seus interesses atendidos.

A retórica da oposição

A retórica da oposição visa somar ou transformar malefícios em benefícios, geralmente se utilizando de lutas e situações do passado, atacando a incompetência e a corrupção. A posição alega competência e a confiabilidade diferente do que o governo atual mostra em seu cotidiano. A vantagem que a oposição tem em relação ao governo é que ela faz uso apenas da palavra, já o governo terá que se justificar e argumentar mostrando fatos que comprovem evidências de melhorias trazidas durante o período do seu governo.

A retórica dos “intocáveis”

A retórica dos intocáveis, neste caso, são os religiosos, que tem a assinatura do divino e os médicos que defendem o uso de certos remédios e equipamentos sofisticados, são incontestáveis, porque levam a assinatura da ciência, e através da retórica celebram o casamento entre os interesses.

  1. Todos nós agimos Retoricamente

Todos nós agimos retoricamente, utilizamos a retórica constantemente para nos comunicar, para sermos entendidos e atingirmos nossos objetivos. Os técnicos chamam essa técnica de comunicação persuasiva, e as utilizamos mesmo antes de aprendermos a falar, pois mesmo antes disso acontecer, já nos comunicamos para conseguirmos o que desejarmos.

O poder persuasivo, é a capacidade de convencer as pessoas a fazer o que ela quer, mesmo que se trate de uma visão muito restrita de retórica, no entanto exerce influência sobre situações e sobre o que se deseja. As formas que ocorrem mais a ação retórica de induzir alguém a adotar certos tipos de comportamento, estão ligados a retórica publicitária e a retórica eleitoral, mesmo que a decisão esteja a mercê da visão e entendimento de cada indivíduo, pois é ele quem decide o que fazer e como agir no final.

Supõe-se e conclui-se a partir dos dados até então apresentados, que retórica é uma forma de comunicação que propõe algo que venham a atender anseios de determinados indivíduos bem como de suas necessidades.

Momento de ação retórica

A força da narração

É uma ação retórica que leva o indivíduo a vivenciar um fato que está sendo narrado como se ele estivesse participando deste fato, sem mesmo nunca ter vivenciado-o.

O impacto do conhecimento

Um autor quando consegue obter que seu leitor vivencie a história que está passando nas linhas de seus livros, ou em suas encenações, provoca em que está vivenciando esta nova experiência, lendo, ouvindo ou assistindo uma peça ou um filme, algo de novo que pode levar um indivíduo ou de outros, isto depende do ponto de vista de cada um especificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com